O número crescente de indivíduos que buscam soluções rápidas para perda de peso tem levado ao consumo indevido de medicamentos para diabetes. Entenda os riscos e as consequências dessa prática perigosa.

Profissionais de saúde estão preocupados com a alta procura e o uso indevido de um medicamento para diabetes, a semaglutida, comercializada no medicamento Ozempic, que está sendo recomendado por alguns médicos para o tratamento da obesidade. Nos Estados Unidos, o uso fora da bula do medicamento se tornou tão comum que foi mencionado até no Oscar deste ano, e personalidades como o empresário Elon Musk exaltam a injeção da semaglutida para alcançar seus objetivos estéticos.

No Brasil, embora o cenário seja menos ostensivo, a popularidade do produto já está afetando a disponibilidade do remédio em algumas farmácias. É importante lembrar que o uso fora da bula de medicamentos pode trazer riscos à saúde e deve ser evitado sem orientação médica.

O médico nutrólogo e endocrinologista Dr. Ronan Araujo explica que o Ozempic é um medicamento aprovado para o tratamento do diabetes tipo 2, mas tem sido usado por alguns profissionais de saúde para ajudar na perda de peso em pacientes sem diabetes. Isso ocorre porque a semaglutida atua no sistema nervoso central, inibindo o apetite e aumentando a sensação de saciedade.

No entanto, é importante lembrar que o uso de Ozempic para perda de peso deve ser feito sob a supervisão de um profissional de saúde e não é aprovado especificamente para esse fim. Além disso, o medicamento pode ter efeitos colaterais e não é adequado para todos os pacientes.

“Portanto, antes de considerar o uso de Ozempic para perda de peso, é importante que o paciente converse com seu médico para discutir os riscos e benefícios do medicamento, além de avaliar outras opções de tratamento para perda de peso. O uso de Ozempic para perda de peso deve ser feito apenas sob a supervisão de um profissional de saúde qualificado e não deve ser considerado um substituto para uma dieta saudável e exercícios regulares.” ressalta o Dr. Ronan Araujo.

Efeitos no corpo e riscos do uso indevido

O uso indevido da semaglutida pode levar a diversos riscos para a saúde, como hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue), náusea, vômito, diarreia, pancreatite (inflamação no pâncreas) e aumento do risco de câncer de tireoide.

Além disso, a semaglutida não deve ser usada por pessoas com histórico de pancreatite ou câncer de tireoide, e seu uso deve ser monitorado em pacientes com doenças renais ou hepáticas. É importante seguir as orientações de um profissional de saúde qualificado e não usar a semaglutida sem prescrição médica.

“É, sim, possível fazer o uso desse medicamento de forma segura e promover um emagrecimento de qualidade. Porém, é fundamental ressaltar a importância de um acompanhamento e orientações de um médico e adoção de hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada e prática regular de exercícios físicos, para a perda de peso de forma segura e sustentável. A automedicação pode causar efeitos colaterais graves e, em alguns casos, até mesmo fatais.” Finaliza o Dr. Ronan Araujo.

Mais Sobre Dr. Ronan Araujo:

Formado em medicina pela Universidade Cidade de São Paulo, médico especializado em nutrologia pela ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia). Com foco em causar impacto e mudar a vida das pessoas através de sua profissão, ele também se tornou membro da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica), que o leva a ser atualmente um dos médicos que mais conhece e entrega resultados quando falamos sobre emagrecimento e reposição hormonal.

O Dr. Ronan Araujo quer influenciar na mudança de estilo de vida, de hábitos e ajudar as pessoas a viverem mais tempo e com mais qualidade. “Não é apenas sobre emagrecimento, é sobre transformar vidas”, é um dos lemas do médico. Com atendimento único, acolhedor e resultados rápidos na parte da estética e da saúde.

Referência em sua região, no bairro de Tatuapé, em São Paulo, Dr. Ronan Araujo montou seu instituto há mais de 1 ano e meio, o que antes era uma vida de plantão, atualmente se tornou uma agenda extremamente concorrida. Além disso, recentemente abriu uma clínica em Alphaville e pretender abrir outras clínicas e treinar mais profissionais que sigam a mesma linha.