Encontro, realizado pela Anhanguera de Brasília, é 100% gratuito e será realizado nessa sexta-feira, 18, a partir das 18h, por meio de plataforma interativa

Neste mês de setembro, mundialmente conhecido como o mês mundial de prevenção ao suicídio, a Anhanguera de Brasília, unidade de Taguatinga Norte, realizará palestra para compartilhar conhecimento e conscientizar a população sobre o tema. A ação, que é 100% gratuita e online, faz parte da campanha setembro amarelo, cor escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para incentivar pessoas que possuam pensamentos suicidas a buscar ajuda. Com o tema “Prevenção ao suicídio: o que é importante saber sobre se cuidar e ser parte útil de uma rede de apoio?”, a conversa será realizada na sexta-feira, dia 18, a partir das 18h, por meio de plataforma interativa.

Para acompanhar a palestra online, ministrada pela psicóloga clínica Isadora Araújo (CRP: 01/20767), não é necessário realizar inscrição prévia. “A pandemia da covid-19 e a necessidade de isolamento social têm tornado ainda mais importante a reflexão sobre a nossa saúde mental e de pessoas próximas. Por isso, vamos discutir esse tema tão importante, falando sobre prevenção ao suicídio e também sobre a importância da rede de apoio, principalmente durante esse momento de pandemia que estamos passando. Acreditamos que o primeiro passo para diminuir essas estatísticas é abrir espaço de diálogo e o evento tem também esse papel”, afirma o coordenador de Psicologia da Anhanguera Brasília, unidade Taguatinga Norte, Leonardo Boaventura Martins.  

Segundo a OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), mais de 800 mil pessoas morrem por suicídio anualmente e 96% dos casos, segundo informações do Ministério de Saúde estão relacionados a transtornos mentais, depressão, transtorno bipolar e/ou abuso de substâncias – números que colocam essa entre as três principais causas de morte de pessoas entre 15 e 29 anos no mundo. Para a OMS, suicídio é uma prioridade de saúde pública. No Brasil, o CVV, Centro de Valorização da Vida, atende voluntária e gratuitamente aqueles que quiserem e precisarem conversar, sob total sigilo, por telefone (basta discar 188), e-mail e chat 24 horas todos os dias. O centro realiza apoio emocional e prevenção. 

Serviço:

Palestra Setembro Amarelo

18 de setembro (sexta-feira), das 18h às 19h30:

Tema: “Prevenção ao suicídio: o que é importante saber sobre se cuidar e ser parte útil de uma rede de apoio?”

Transmissão: por meio de plataforma interativa, basta acessar o link. Não é necessário realizar inscrição prévia.