O volume preservado equivale a cerca de 86 caminhões-pipa cheios (25 mil litros cada), além de uma economia de R$ 200 mil anuais, elevando a segurança e a eficiência dos processos hospitalares
Uma parceria iniciada em 2024, entre a Ecolab, líder global em sustentabilidade, que oferece soluções e serviços de água, higiene e prevenção de infecções, e o Hospital Santa Joana Recife, integrante da Rede Américas, resultou em um projeto inovador de tratamento e reuso de água que proporcionou redução anual de 2,16 milhões de litros de água (volume necessário para abastecer cerca de 110 pessoas durante um ano inteiro), economia de R$ 200 mil e melhoria de 70% para 95% na eficiência do sistema de osmose reversa. O projeto combina sustentabilidade, eficiência operacional e segurança do paciente.
O desafio inicial do hospital era atender aos padrões de qualidade exigidos para a água utilizada nos processos de tratamento cirúrgico, fundamentais para a esterilização segura de materiais. Para melhorar o processo, a Ecolab dimensionou, instalou e passou a operar um novo sistema de Osmose Reversa (OR), tecnologia que purifica a água por meio de membranas semipermeáveis, removendo sais, metais pesados, bactérias e outras impurezas. O projeto contou com assistência técnica diária e passou a ter o desempenho monitorado pela plataforma digital ECOLAB3D™, que permite acompanhamento em tempo real dos indicadores de eficiência e qualidade.
“Este projeto é um excelente exemplo de como inovação e tecnologia podem caminhar lado a lado com sustentabilidade e segurança hospitalar. A parceria com o Hospital Santa Joana Recife evidencia o impacto positivo que soluções personalizadas podem gerar, tanto para o meio ambiente quanto para operações que colocam as pessoas no centro de seu cuidado”, destaca Ricardo Maciel, líder da divisão Nalco Water da Ecolab no Brasil.
Além da economia de água e custos, o novo sistema reduziu os riscos de contaminação durante procedimentos hospitalares, reforçando o compromisso da instituição com a segurança do paciente e a responsabilidade ambiental. O case é considerado pioneiro no setor hospitalar brasileiro e o primeiro da rede Américas a receber o Troféu R3, reconhecimento da Ecolab que premia projetos que integram redução, reutilização e reciclagem de recursos naturais.
Entre as próximas etapas do projeto, estão a instalação de uma nova osmose reversa para ampliar a capacidade do Centro de Material e Esterilização (CME), a automação do sistema e a instalação de um totem informativo na entrada do hospital, que exibirá em tempo real o índice de conformidade da qualidade da água.
Prêmio R3
O prêmio R3 da Ecolab reconhece projetos que alcançam resultados excepcionais em recuperação, reutilização e redução de recursos, como água, energia e resíduos. A iniciativa destaca clientes e equipes que aplicam soluções inovadoras da Ecolab para promover eficiência operacional, sustentabilidade e impacto ambiental positivo, alinhados aos compromissos globais da empresa com o uso responsável dos recursos naturais.