Pesquisa Qualissense revela avanços expressivos e aproxima hospitais sergipanos da certificação de qualidade

Durante o 4º Encontro dos Hospitais Filantrópicos de Sergipe, realizado no último mês de outubro, no Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), a especialista em qualidade hospitalar e convidada especial para palestrar, Ana Giovanoni, apresentou os resultados de uma pesquisa inédita realizada com gestores participantes. A iniciativa teve como objetivo demonstrar, na prática, a aplicação da autoavaliação do Qualissense, ferramenta homologada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para certificação da qualidade assistencial de hospitais e prestadores de serviços de saúde.

A autoavaliação conduzida por Ana Giovanoni contou com 13 respondentes, representando cinco hospitais sergipanos. O instrumento aplicado corresponde ao Nível 1 – Troféu Bronze do Qualissense, etapa inicial do processo de certificação. Os resultados reforçaram o compromisso das entidades com a qualificação da gestão, a segurança do paciente e a melhoria contínua dos processos hospitalares no estado.

Mesmo com critérios rigorosos, os desempenhos foram considerados altamente satisfatórios. No quesito estrutura, a média dos hospitais participantes foi de 89%; em efetividade e eficiência assistencial, 82%; na avaliação da segurança do paciente, a pontuação chegou a 94%, mesmo índice constatado para outro importante critério: a experiência do cliente.

“Embora nenhum hospital tenha atingido os 100% exigidos para a certificação, muitos chegaram muito próximos, demonstrando maturidade de gestão e forte potencial para o próximo ciclo de qualificação”, explica Ana Giovanoni.

Bom desempenho
Segundo a especialista, o estudo evidencia que os hospitais avaliados estão no caminho certo. A pesquisa permite identificar com precisão onde cada instituição está mais consolidada, quais dimensões precisam de maior atenção e o quanto cada hospital está próximo da certificação oficial.

“Com a pesquisa, os hospitais participantes recebem um ranking individual que mostra seu desempenho em cada dimensão e sua distância até os 100%. A certificação Qualissense, homologada pela ANS, agrega valor institucional, amplia credibilidade e fortalece o ecossistema da saúde suplementar no país”, acrescenta a CEO do Grupo Giovanoni.

A pesquisa foi realizada por adesão, por meio de um QR Code disponibilizado durante o evento, que direcionava o participante diretamente ao formulário de autoavaliação do Qualissense.

Gestores que ainda não participaram podem realizar o diagnóstico de forma gratuita. O resultado é enviado automaticamente ao e-mail do respondente, com relatório detalhado e ranking por dimensão.

A especialista explica que a ferramenta facilita o início do processo de melhoria, ampliando o acesso ao método e permitindo que mais hospitais compreendam seu grau de maturidade assistencial.

Encontro Federase
Realizado no último mês de outubro, nos dias 30 e 31, o 4º Encontro de Hospitais Filantrópicos, realizado conjuntamente ao 1º Encontro AHESE- Hospitais, Clínicas e Laboratórios, se consolidou como o principal fórum sobre saúde hospitalar e filantrópica no estado. Com a presença de palestrantes nacionais, grade científica de alto nível, além de momentos especiais de network, o evento promoveu debates sobre gestão qualificada, cultura de excelência, processos assistenciais mais seguros, além de avanços contínuos no setor filantrópico.

“O diagnóstico consolidado na pesquisa mostra que Sergipe possui um ecossistema hospitalar comprometido e evoluindo rapidamente. No ano passado, tivemos o Hospital Cirurgia recebendo sua primeira certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Acredito que a porta foi aberta para que outras instituições também possam pleitear esta importante certificação”, destaca Carolina Teixeira, presidente da  Federase.