Enquanto a vitamina D contribui para imunidade e função regulatória de hormônios, o cálcio, além de facilitar a absorção da vitamina, fortalece a saúde óssea e previne a osteoporose

Vários estudos colocam a vitamina D como uma sugestiva aliada para a imunidade. Um recente levantamento da DSM Nutrição e Saúde Humana entrevistou 12 mil pessoas, em 24 países, para entender as percepções e atitudes dos consumidores nas questões de saúde imunológica e nutricional. Observou-se que cuidar da imunidade é prioridade para 65% dos entrevistados, 62% associam a vitamina D com a boa imunidade e 70% revelaram que consomem suplementos para apoiar o seu sistema imunológico. (1).

“A suplementação de vitamina D é uma ferramenta clínica atual e necessária, principalmente pela baixa exposição ao sol e alimentação inadequada. A melhora da imunidade também passa pelo adequado nível sérico, ou seja, a quantidade de vitamina D que se encontra na corrente sanguínea”, explica o chefe de nutrologia do Instituto Dante Pazzanese, em São Paulo, Dr. Daniel Magnoni.

A vitamina D, juntamente com o cálcio, também tem um papel reconhecido na saúde óssea e muscular, já que auxilia com a absorção do mineral pelo organismo.

“Para as mulheres a vitamina D é ainda mais importante na terceira idade e na menopausa, pois tem a função regulatória de hormônios, por isso, não deve ter deficiência dessa vitamina. Nestes casos, vale uma avaliação médica para suplementar. Este segmento evoluiu muito nos últimos anos, com opções mais práticas do que comprimidos, inclusive com uma nova geração em formato de gomas que suprem as necessidades diárias de Vitamina D e Cálcio”, destaca Dr. Magnoni.

Vitamina D – Na realidade é um hormônio que foi classificado como vitamina e é sintetizado pela exposição à luz solar. É considerado um regulador do sistema imune e auxilia com a absorção de minerais como o cálcio, fundamental na formação de ossos e dentes. Estima-se que 1 bilhão de pessoas no mundo tenham deficiência ou insuficiência de vitamina D. (2), (3).

Cálcio – Ideal para manter a saúde óssea e auxiliar diretamente na prevenção de osteopenia e osteoporose, principalmente entre o público 60+. A combinação entre cálcio e a Vitamina D3 é fundamental para o metabolismo ósseo e a deficiência de qualquer um deles irá prejudicar que esse processo se realize. (2).

Referências

• Nutritional solutions to optimize immunity. The fast-evolving science-based benefits of vitamin D; DSM

• Impacto dos nutrientes na saúde óssea: novas tendências; Glaucia Queiroz Morais, Maria Goretti Pessoa de Araújo Burgos

• Vitamina D: Relação com a imunidade e prevalência de doenças; Bárbara Bernadete de Oliveira Brito, Roberta Xavier Soares, Taynara Abreu Alexandre, Milena Nunes Alves de Sousa e Umberto Marinho de Lima Júnior