Como desenvolver a felicidade e o bem-estar nas empresas em tempos de crise e pandemia? É possível? A Reconnect junto de executivos de empresas como Itaú Unibanco e Zenklub mostram que sim

Segundo pesquisa realizada pela Harvard Business Review – com 1.500 leitores de 46 países – no final de 2020, 85% dos entrevistados relataram que seu bem-estar pessoal sofreu um declínio desde o início da pandemia. Quando perguntado sobre o impacto em suas carreiras o indicador foi ainda pior: 89% responderam que a sua vida profissional piorou.

Os maiores culpados desse resultado? Aumento excessivo da demanda de trabalho, a falta de conexão nas relações virtuais e a ansiedade causada pelas incertezas do momento.

“Todos nós tivemos que nos reinventar e ainda fomos forçados a enfrentar nossos medos e ansiedades durante a pandemia. Não tem sido fácil manter a saúde mental com tanta falta de clareza e estabilidade, além da falta de relações e conexões. E, para piorar, 56% das pessoas ainda relataram um aumento significativo de demandas”, comenta Renata Rivetti – diretora e fundadora da Reconnect – Happiness At Work, empresa brasileira que é especialista em liderança positiva e em felicidade corporativa.

Diante desse cenário, como tratar da felicidade nas organizações? É desafiador, mas aqui a diretora da Reconnect faz outra pergunta: “como não falar”?

“Pode parecer absurdo, mas também precisamos enxergar as oportunidades positivas. Este é o momento das empresas perceberem, de uma vez por todas, que se o seu principal ativo – o funcionário – não estiver bem, não há como crescer, inovar e evoluir”, explica Renata Rivetti.

Isso pôde ser percebido e constatado também por executivos de grandes empresas como Itaú Unibanco, Domino’s Pizza e Zenklub, ao longo da certificação internacional de Chief Happiness Officer (CHO) – ou Chefe da Felicidade; em português – que é ministrada pela Reconnect.

“Na certificação de Chief Happiness Officer sempre contamos com palestrantes de grandes empresas, para que possam contar cases de ações que vêm realizando em suas respectivas companhias. E neste último ano tivemos a sorte de ter palestrantes importantes mostrando o cenário atual de diferentes pontos de vista, junto com os desafios enfrentados e as oportunidades de superar tantos obstáculos”, conta Renata.

O denominador comum entre os palestrantes foi que a felicidade no trabalho não é conquistada através de uma única ação, mas da construção de uma cultura positiva, que exige dedicação do RH, da liderança e da própria equipe.

Ricardo Oréfice – Ombudsman do Itaú Unibanco, comentou sobre a necessidade de cuidar dos profissionais, diariamente, para gerar bons resultados. “Numa sociedade em constante transformação, estar conectado com as necessidades do cliente também exige rapidez, flexibilidade, diversidade de pensamento e conexão com o indivíduo. E tudo isso precisa começar de dentro para fora nas organizações. Portanto, cuidar dos colaboradores e de como eles estão se sentindo no dia a dia é essencial para gerar bons resultados, dealta performance”, comenta. “Além disso, as empresas que entenderem que a felicidade tem a ver com a jornada e com um ambiente saudável estarão mais preparadas para o futuro”, finaliza.

Rui Brandão – fundador da plataforma Zenklub, comentou sobre a importância de tratar e enfrentar o tema da saúde mental nas companhias. “Ainda não se sabe quais são os impactos do isolamento social na saúde emocional das pessoas ainda. Porém, estudos recentes mostram que pessoas que já sofriam com diversos problemas ligados à saúde mental tiveram seus quadros agravados durante a pandemia. Além disso, temos um grande impacto causado pelo alto número de mortes naqueles que sobreviveram – o que se soma ao medo e à insegurança pelas consequências para a economia”, explica Rui.

“Por todos esses motivos, nunca foi tão urgente que pessoas e organizações ‘tratem’ e entendam essa agenda. Apenas tratando o tema abertamente e realizando ações certeiras vamos conseguir enfrentar o problema”, finaliza o CEO do Zenklub.

Fonte: Pesquisa Harvard Business Review.