Preços e negativas de tratamento levam consumidores a procurar novos planos de saúde

Entro em contato pois estou com uma sugestão de pauta muito bacana e gostaria de checar se acha interessante. Que tal falarmos sobre o aumento dos usuários que querem trocar de plano de saúde? Trago alguns dados para você:

Os consumidores estão buscando novas opções de planos de saúde neste ano. Um relatório da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aponta que de janeiro a julho deste ano as consultas para troca de plano de saúde aumentaram 42% em relação ao mesmo período do ano passado. Além disso, a pesquisa apurou que 44% dos usuários apontam que o principal motivo é a busca por preços menores.

Em paralelo, uma pesquisa feita pela Universidade de São Paulo (USP) mostra que nos últimos 10 anos as ações contra operadoras de saúde aumentaram em 391% e que 60% das queixas estão relacionadas a exclusões de cobertura e também à negativa de tratamento.

Nos planos de saúde coletivos, a falta de transparência em reajustes nos últimos anos implicou numa determinação do Procon-SP, feita em setembro, para que a ANS garanta transparência no setor. Segundo a Diretoria do Procon-SP, os critérios que motivam algumas operadoras a fazerem reajustes superiores a 200% são desconhecidos e podem estar relacionados apenas a taxas de administração e corretagem.

Como opção ao consumidor, alguns planos de saúde estão revolucionando o mercado com modelos de tratamento com foco na atenção primária e telemedicina. Estes modelos propõem um time de atendimento voltado para cada paciente, que fica disponível 24h por dia e direciona melhor o paciente de acordo com sua necessidade, diminuindo custos de operação que encarecem planos tradicionais.

Há apenas um ano atuando no mercado paulista, a Sami, operadora de saúde focada no atendimento de microempreendedores individuais, já atraiu 2000 empresas clientes e MEIs. Somente seus Times de Saúde já realizaram cerca de 10.000 atendimentos aos membros da Sami, que contam com aproximadamente 20 unidades hospitalares parceiras, sendo que mais de 70% dos casos são resolvidos através da telemedicina. É um exemplo de como a tecnologia oferece melhores resultados e custos menores ao consumidor final para você usar na sua pauta.

*Para fazer a portabilidade, o consumidor pode acessar o Guia ANS de Planos de Saúde, disponível no site da agência. A ferramenta indica opções compatíveis de planos. Mas se preferir cancelar o contrato, o pedido deve ser feito diretamente à operadora, no caso de planos individuais. Nos planos coletivos, o pedido de exclusão deve ser feito à empresa ou associação a que o beneficiário estiver ligado. O cancelamento tem efeito imediato.