A ANVISA emitiu alerta no dia 07/12, 2ª. feira, de primeiro caso positivo no Brasil de Candida Auris. O fungo, identificado em amostra de ponta de cateter de paciente internado em UTI adulto em hospital do estado da Bahia, é de acordo com o comunicado, considerado séria ameaça à saúde pública.

O Candida Auris é um fungo multirresistente e considerado potencialmente fatal, capaz de driblar vários medicamentos comumente utilizados para tratar infecções por Candida, além de poder causar infecção em corrente sanguínea e outras infecções invasivas e ser facilmente confundida com outras espécies de leveduras. Este fungo também é capaz de permanecer viável no ambiente por longos períodos, de semanas a meses, e apresentar resistência a diversos desinfetantes comuns, mesmo os que são à base de quaternário de amônia. Do ponto de vista laboratorial existe a preocupação de possíveis surtos, uma vez que há uma dificuldade de identificação pelos métodos laboratoriais rotineiros e de sua eliminação do ambiente contaminado.

A DeVant Care, empresa de biodesinfecção de ambientes e superfícies, está preparada no combate a este microorganismo e conta com o laudo de eficiência in-vivo da solução Nocotech – um sistema automatizado de geração por vapor seco, que distribui as soluções biodesinfetantes no ambiente que mata bactérias, fungos, micobactérias, vírus e o coronavírus, suas variações esporuladas, resistentes e multiresistentes. Uma das ações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária é reforçar a vigilância laboratorial da Candida Auris em todos os serviços de saúde do país, com medidas gerais de prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS).

Atuando há mais de 20 anos na área hospitalar, Ivam Cavalcante Pereira Jr., Diretor Executivo da DeVant Care, está disponível para entrevistas para explicar como o  Nocotech é solução ímpar para o combate a este microorganismo:

Porque isso é importante?

A DeVant Care conta com o laudo de eficiência in-vivo contra o Candida Auris; Conforme highlights no comunicado da ANVISA, a desinfecção deste fungo utilizando quaternário de amônia não é eficaz. Desta forma, a solução Nocotech, que é a base de Peróxido de Hidrogênio, já conta com laudo de eficiência in-vivo contra este microorganismo.

O que este laudo traz?

-Foi realizado teste in-vivo da solução Nocotech com a presença de 4 log ( 4 log = 100 ) de Candida Auris e substância interferente ( barreira ).

Quais foram os resultados do laudo?

-Na presença de 4 log de Candida Auris, houve redução de 3,76 log, ou seja, houve redução de 94%. Desta forma, de 100 Candidas Auris existentes restaram apenas 6.

O que isso significa?

A DeVant Care está preparada para combater este microorganismo e com estudos IN-VIVO que demonstram a eficácia e eficiência na aplicabilidade do dia-a-dia.

A solução Nocotech é validada por meio da normativa NF T 72:281-2014, garantindo consistência na aplicação e desinfecção eficiente de ambientes e superfícies por via aérea para a efetiva morte de bactérias, fungos, micobactérias e vírus, incluindo a Covid-19, suas variações esporuladas, resistentes e multirresistentes. Apenas 30% das soluções passam nos critérios da avaliação. O conceito Nocotech, reconhecido pela ANVISA, é constituído do equipamento de aplicação automatizada (sem qualquer intervenção humana), aliado às soluções de biodesinfecção, que cobre, com visão 360º, ambientes e as superfícies.