Além das atividades de capacitação profissional, educação, esportes e serviço social, novo espaço inaugura a oferta de ensino médio integrado ao técnico em administração

Voluntariado Einstein já realizou mais de 6 milhões de atendimento na comunidade, com mais de 96 opções de cursos e atendimentos

O PECP (Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis), programa social criado pelo Voluntariado Einstein celebra, em 2023, 25 anos de promoção de educação, serviço social, esportes, artes, saúde e capacitação profissional para a comunidade local. E, quando completa duas décadas e meias de atuação, o PECP amplia sua capacidade de impactar a comunidade com a inauguração de um novo prédio de cinco andares no coração de Paraisópolis, com parte dos espaços destinada ao novo Ensino Médio Integrado ao Técnico de Administração em Serviços de Saúde do Ensino Einstein, voltado para jovens de 15 a 17 anos moradores da comunidade, e que será totalmente gratuito.

O novo espaço, que totaliza 1.780 m², foi erguido com a missão de promover justiça social por meio de ações socialmente responsáveis e fundamentadas em princípios de ética e cidadania. A unidade foi totalmente custeada pelo Voluntariado Einstein, que realiza suas atividades à base de doações.

“A responsabilidade social faz parte da nossa missão, e um dos pilares da nossa atuação é justamente ajudar a reduzir a situação de vulnerabilidade das comunidades mais próximas. Esses 25 anos de PECP e mais de 50 anos de ação de voluntárias e voluntários em Paraisópolis são exemplos do compromisso do Einstein com a busca da equidade e da melhor distribuição de oportunidades. A inauguração do novo prédio, que abrigará atividades de capacitação, cultura e ensino, nos enche de orgulho e de esperança de tornarmos o futuro um lugar melhor”, afirma Sidney Klajner, presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. 

“Para o PECP, essa inauguração amplia a solidez da nossa atuação e permite uma contribuição ainda maior para a mudança de vida desses jovens e de seus familiares, uma vez que promove protagonismo juvenil e cidadão por meio de formação e capacitação profissional, cultural e intelectual”, destaca Telma Sobolh, presidente do Voluntariado do Einstein. 

De acordo com Alexandre Holthausen, diretor de Ensino e Consultoria do Einstein, toda a metodologia aplicada será baseada na experiência de sucesso do ensino médio integrado ao técnico que é disponibilizado em uma unidade do Ensino Einstein na av. Paulista desde 2019. 

“Estamos falando de um curso em modelo de carga horária integral, que alia excelência na formação profissional com uma grade acadêmica robusta em matérias da base nacional curricular comum. Trata-se de uma formação ampla e que gera mais possibilidades de atuação profissional após o término do curso”, explica Holthausen.

Além de disciplinas comuns a qualquer ensino médio, como matemática, geografia, história e português, o aluno aprende técnicas de relacionamento e atendimento aliado à comunicação empresarial, administração geral e hospitalar, marketing, logística, gestão de projetos e de pessoas, empreendedorismo e introdução ao direito, estatística e informática — tudo de forma a priorizar e exercitar o trabalho colaborativo em equipe.

O curso é disponibilizado exclusivamente para jovens da comunidade de Paraisópolis e é 100% gratuito: todos os estudantes receberão material escolar, uniforme e alimentação ao longo dos três anos de formação. Ao término, os alunos estarão em um nível de formação e capacitação que lhes permitirá trabalhar em praticamente qualquer organização do país — tanto na área de saúde, como no próprio Einstein, quanto em outros segmentos.

Com uma estrutura de 8.000 m², já incluindo as novas instalações, o PECP oferece aos moradores mais de 90 opções de cursos e atividades socioeducativas, contribuindo para o bem-estar físico, psíquico e social dos moradores da comunidade e adjacências. Ao todo, já são mais de 6 milhões de atendimentos, com um trabalho realizado pela equipe multidisciplinar do Einstein e do Voluntariado Einstein, que financia todas as atividades e a manutenção do complexo. Anualmente, mais de 5 mil pessoas são impactadas pelo PECP.

Com 68 anos de atuação, o Voluntariado Einstein conta, hoje, com mais de 600 voluntários atuantes em São Paulo e Goiás, tendo sido o primeiro voluntariado da América Latina a obter a certificação ISO 9001, que consagra os processos de qualidade.

Processo seletivo do ensino médio integrado ao técnico

A seleção para os jovens que tiverem interesse em iniciar o ensino médio integrado ao técnico em Paraisópolis será realizada em três etapas: avaliação do perfil social do jovem candidato (que deve ser morador de Paraisópolis) e de suas vulnerabilidades, prova de português e matemática e, por fim, entrevista com o candidato e seus responsáveis (para entender a capacidade da família em se comprometer com os três anos do curso). Inicialmente, serão 40 alunos nesta primeira turma, que começa as atividades no primeiro semestre de 2024. Mais informações serão disponibilizadas nas redes sociais do PECP (@pecp.einstein, no Instagram).