Para o Dr. Renato Silva, diversas variáveis precisam ser analisadas para definir o bem-estar de um paciente, principalmente, o sono, a energia e alimentação
A saúde mental passou a ser uma das principais preocupações dos brasileiros. Não à toa, uma pesquisa realizada pela Ipsos, neste ano de 2022, revelou que o bem-estar psicológico preocupa 49% das pessoas — o que representa quase metade dos brasileiros. A taxa com mais de 10 pontos superior à média mundial, está à frente de doenças como o câncer. Diante desse cenário, como uma pessoa pode avaliar se a saúde mental está em dia? Para o psiquiatra, Dr. Renato Silva, ela não é apenas a ausência de um transtorno mental, mas um conceito muito mais amplo de bem-estar, com diversas variáveis que devem ser levadas em conta na sua avaliação.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental é um estado de bem-estar que possibilita que o indivíduo consiga lidar com os estresses da vida, desenvolver suas habilidades, suas potencialidades, aprender, trabalhar bem e conseguir contribuir para a comunidade. Segundo o psiquiatra, Dr. Renato Silva, diversas variáveis definem o estado de bem-estar do ser humano. “Precisamos nos perguntar se estamos conseguindo lidar bem com os estresses da vida ou se eles estão interferindo no nosso sono, humor e na alimentação Estamos conseguindo desenvolver nossas habilidades ou estamos com baixa energia, dificuldade de concentração no trabalho ou nos estudos?”, explica o especialista.
Para o médico é muito importante que as respostas à essas perguntas sejam constantemente avaliadas pelo paciente e pelos médicos que o acompanham. “Acredito que três aspectos são bem importantes para manter atenção quando se trata de saúde mental: sono, energia e alimentação. É fundamental manter a atenção nesses aspectos e em alterações no humor, no pensamento e no comportamento que podem estar causando um sofrimento, impedindo ou atrapalhando a realização de atividades tanto para tentar observar o que dá para ser alterado em nossa rotina para melhorar nosso estado de bem-estar quanto para se for preciso, procurar uma ajuda especializada o quanto antes”, recomenda Silva.
O especialista ainda afirma que existem cuidados simples para manter a saúde mental em dia. “Estudos já provaram que se exercitar com regularidade, ter uma boa alimentação, cuidar do sono e se manter conectado com pessoas que você gosta, como família e amigos, por exemplo, ajudam nesse processo. É importante, também, cuidar da sua rotina e procurar colocar momentos de relaxamento durante sua semana”, finaliza.
Sobre Renato Silva:
Dr. Renato Silva é um médico formado pela Universidade Federal de Uberlândia (2011), com residência em Psiquiatria pela Universidade de São Paulo (USP). Especializado em bipolaridade e depressão, o mineiro também é idealizador e diretor do curso de pós-graduação de Transtorno de Humor, ministrado na Faculdade Focus, e da clínica multiprofissional Estabiliza, especializada em bipolaridade. Também apresenta o podcast Voo Bipolar, com foco na patologia.