Estudo mostra que usar meias de compressão graduada auxilia na prevenção de doenças venosas

Desde o início da pandemia de Covid-19, os cuidados com a saúde têm sido um ponto de atenção no mundo todo. Mesmo com o avanço da vacinação e a retomada gradual da maioria das atividades, é fundamental seguir se prevenindo. Por isso, muitas empresas optaram por continuar no sistema de trabalho remoto, ou ao menos adotaram o modelo híbrido. Em casa, estamos propícios a passar mais tempo parados, principalmente quem trabalha no computador. Por isso, é importante se atentar para a saúde das pernas.

Ficar muito tempo parado na mesma posição, seja em pé ou sentado, pode prejudicar a circulação venosa nas pernas. Isso acontece pela falta de mobilidade muscular, que dificulta o retorno do sangue venoso e favorece o surgimento de dores e edemas nas pernas. Por isso, é fundamental ativar a circulação sanguínea para prevenir pernas cansadas e doenças venosas, como trombose e varizes.

Um estudo comandado pelo Dr. Sergio Belczak, Diretor do Grupo Belczak de empresas de Saúde e Ensino, e publicado na International Journal of Vascular Medicine, mostrou que o uso de meias de compressão graduada reduziu o edema ocupacional em indivíduos saudáveis que passavam o dia de trabalho em determinada postura. Ainda de acordo com o estudo, a maior compressão leva à maior proteção contra edemas, sendo o impacto mais significativo em quem fica sentado o dia todo.

O especialista destaca essa e outras dicas importantes para manter a saúde das pernas durante a jornada de trabalho:

– Movimente-se: mesmo sentado, é muito importante se exercitar para evitar a sensação de cansaço nas pernas. Movimentar os tornozelos pode aliviar o desconforto.

– Use meias de compressão graduada: a compressão graduada promove conforto, bem-estar e auxilia no direcionamento correto do fluxo venoso e linfático de volta ao coração. Com isso, não ocorre o acúmulo de sangue na região inferior das pernas, permitindo uma nítida melhora na circulação e reduzindo a sensação de peso nas pernas, inchaços e outros sintomas. A SIGVARIS GROUP, empresa líder mundial em produtos de compressão graduada, desenvolveu a meia Select Comfort Premium, que pode ser usada durante o trabalho. O produto possui compressão graduada de 20-30 mmHg e 30-40 mmHg, com Fio Lycra, que garante maior facilidade e conforto ao calçar a meia; possui a tecnologia Sig-Clean, que inibe o crescimento de bactérias, protegendo contra o mau odor; e Clima Control, proporcionando melhor sensação térmica durante o uso em todas as estações do ano.

– Adote hábitos saudáveis: além de evitar o fumo e a ingestão de bebidas alcoólicas, mantenha uma alimentação balanceada e beba água com frequência, para manter o organismo mais saudável.

– Levante e caminhe um pouco: a natureza do nosso corpo é estar em movimento. Portanto, é essencial se levantar sempre que possível e caminhar. O movimento ajudará a manter a circulação ativa.