Quem faz musculação, vive mais, aponta pesquisa

Um estudo americano, publicado no British Journal of Sports Medicina, mostrou aumento de longevidade para praticantes de exercícios aeróbicos junto com a musculação. A pesquisa ouviu 150 mil pessoas na faixa de 60/70, obteve informações sobre a rotina de exercícios e depois os acompanhou. Apesar do amplo universo, a pesquisa tem caráter observacional.

As atividades físicas junto com alimentação saudável é a recomendação de todos os médicos para melhorar a qualidade de vida. Porém, os benefícios dos exercícios, musculação e aeróbico, surpreenderam os especialistas. Os adeptos do fortalecimento dos músculos apresentaram um risco 47% menor de morrer por qualquer causa, com exceção ao câncer, nos 9 anos seguintes. Somente o levantamento de peso reduz entre 9-22%, e as atividades aeróbicas reduz entre 24 – 34% o risco.

A pesquisa ainda apontou maior benefício para mulheres do que para os homens. Para entender o impacto da junção dos exercícios para idosos e saber quais cuidados eles devem ter, conversamos com o Dr. Beny Schimdt, patologista muscular da UNIFESP e fundador do centro de Welness Almaā Healing Group. Confira:

Dr. Beny porque a junção das atividades aeróbicas com musculação é benéfica para os idosos?

Porque a respiração aeróbica, quando associada a qualquer atividade aeróbica, como a musculação ou natação, produzem microrrupturas das microfibrilas de actina e miosina, por exemplo, e esse cenário é propício para a hipertrofia muscular. Ou seja, ganho de massa muscular magra, que é fundamental para a vida independente dos idosos.

 A musculação não é uma atividade agressiva para eles?

Deve ser praticada de preferência com o auxílio de um educador físico ou fisioterapeuta que conheça a patologia muscular e que saiba dosar, por exemplo, a carga que será utilizada nos exercícios.

O que é patologia muscular e como ela pode ser trabalhada nos idosos?

Patologia muscular é a ciência que estuda as propriedades do músculo esquelético: como acontece o relaxamento, a hipertrofia, em que situação acontecem as atrofias musculares. E como a gente pode melhorar as funções musculares no organismo: tanto as ligadas à musculatura esquelética (movimentação dos membros, corrida, movimentos cotidianos), mas o que muitas vezes é esquecido é que há musculatura lisa existente em todas as paredes dos vasos sanguíneos do nosso organismo

Para idosos que desejam aderir às atividades físicas com musculação, qual é a recomendação?

Começar ontem! De preferência com auxílio de educador físico, fisioterapeuta ou um bom neurologista neuromuscular.

Todos os idosos podem praticar musculação ou há alguma contra indicação?

As contraindicações são raras e devem ser avaliadas por um neurologista neuromuscular.

Além das atividades físicas e musculação, quais dicas o senhor pode deixar para melhorar a qualidade de vida dos idosos?

Procurar o auxílio de um nutrólogo para uma boa alimentação junto com as atividades físicas.