Regulamentação, crescimento e judicialização da atenção domiciliar e dos cuidados de transição são destaques em congresso da Hospitalar
Nos dias 25 e 26 de maio serão discutidos temas relevantes da área que representa um faturamento de R$ 12 bilhões por ano no Brasil, contando com a participação de gestores da Europa e executivos de operadoras de autogestão e de saúde suplementar
De 23 a 26 de maio, São Paulo vai receber a 28ª Hospitalar, mais importante encontro de líderes, players e profissionais de saúde da América Latina. O evento, que marca os 30 anos de atividade no Brasil, mostrará como os avanços tecnológicos transformam o setor em todos os seus segmentos.
A atenção domiciliar e os cuidados de transição serão amplamente discutidos na feira. Não poderia ser diferente já que é uma das áreas da saúde que mais cresce no pais e apresenta um faturamento anual de aproximadamente R$ 12 bilhões.
Para desenvolver o tema e apresentar o que há de mais moderno no segmento, os visitantes poderão participar da Arena, que acontecerá nos quatro dias da feira, e do Congresso de Atenção Domiciliar e Cuidados de Transição, que acontece nos dias 25 e 26.
“Toda a parte assistencial será apresentada na Arena, com debates e simulações de atendimentos e procedimentos domiciliares. Já no congresso falaremos sobre a verticalização, regulamentação e judicialização no setor. Além de debater fusão, mercado, investimento e tecnologia”, explica Claudia Pedrosa, presidente do Encosad (Encontro Nacional de Serviços de Atenção Domiciliar).
O Congresso será aberto com a presença de dois palestrantes internacionais Jean-Patrick Lajonchère, Diretor-geral do Grupo Hospitalar Paris Saint-Joseph e Embaixador do governo francês para o setor da saúde e Tim Morris — Elsevier Enfermeiro, e a mediação ficará sob responsabilidade de Martha Oliveira, CEO da Laços de Saúde, que trouxe para o Brasil o modelo holandês de atendimento.
Claudia salienta que os serviços oferecidos no exterior são diferentes dos daqui e o conhecimento das práticas internacionais podem transformar o mercado interno. “São modelos bem diferentes do nosso. Fora, eles são muito independentes dos hospitais e nós somos muito dependentes do hospital. É importante conhecer para que possamos, até, trazer como solução para cá.”
Entre as características do Atendimento Domiciliar praticado no Brasil, a regulamentação é uma das questões que merecem atenção. No segundo dia do congresso, o tema será amplamente debatido com a participação de Paulo Rebello Filho, diretor-presidente da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e de Solon Cunha, sócio da Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. E Quiroga Advogados.
“O que falta ao modelo que temos no Brasil é a regulamentação, que daria diretrizes. Vamos debater: atualmente, a atenção domiciliar é necessária no Brasil? Por exemplo, se fosse proibida, quantos leitos nós deveríamos ter para atender esses pacientes. Seriam mais de 30 mil leitos”, ressalta Claudia.
Mercado nacional e os investimentos estrangeiros
Um setor em amplo crescimento chama a atenção de investidores internacionais. Para falar sobre o assunto, também na sexta-feira, os participantes terão a oportunidade de ouvir Cristina Quadrat, CEO da Pronep Life Care e Samir Salman, idealizador do Hospital Premier debaterem sobre as perspectivas do setor no país.
“Como as grandes empresas estrangeiras e os grandes investidores estão vendo o mercado do Brasil com esse crescimento. Quando vemos o mercado crescendo, mas com modelos tão diferentes dos praticados fora do país, quais são pontos de atração”, destaca Claudia.
O congresso será marcado pela participação tanto das operadoras de autogestão quanto de saúde suplementar. Além de empresas de atenção domiciliar e de cuidados especiais.
As inscrições para o Congresso de Atenção Domiciliar e Cuidados de Transição podem ser feitas no site Link.
Arena de Atenção Domiciliar e Cuidados de Transição
Os visitantes da Hospitalar 2023 terão ainda a possibilidade de participar de aulas gratuitas na Arena com foco no lado assistencial da atenção domiciliar e dos cuidados de transição.
“Serão apresentados temas relevantes, como o setor de cuidadores de pessoas idosas, que em 10 anos cresceu 537%. Além da fisioterapia domiciliar e as suas regulamentações e as simulações que estarão disponíveis ao público”, conta Claudia.
Para apresentar cases na prática, será montado um espaço similar a um domicílio, onde vai ser possível simular uma internação domiciliar, a aplicação da dieta enteral, da oxigenioterapia, e muito mais. O objetivo é mostrar os benefícios e as facilidades dos cuidados em casa.
“As vantagens são a menor possibilidade de infecção hospitalar e os pacientes estarem próximos dos familiares, que é o que chamamos de dignidade. A reabilitação é mais positiva, os cuidados paliativos são mais dignos e os dois têm mais qualidade”, ressalta Claudia.
A Arena de Atenção Domiciliar e Cuidados de Transição acontecerá nos quatro dias da Hospitalar, a partir das 14h, no Pavilhão J60 do Expo São Paulo. Todos os visitantes da feira têm acesso às palestras e debates. A participação fica limitada à lotação dos espaços.
Todo o conteúdo da Atenção Domiciliar e Cuidados de Transição da Hospitalar 2023 tem a curadoria de Christina Ribeiro, gestora de serviços de saúde em Unidades de Transição de Cuidados, Home Care e ILPIs e consultoria de André Minchillo, médico e gestor de saúde em home health care.
Programação Congresso de Atenção Domiciliar e Cuidados de Transição – A nova era digital e os avanços nos modelos de transição de cuidados no Brasil
Dia 25 – quinta-feira
Modelos contemporâneos de atenção à saúde: particularidades nacionais e internacionais
Palestrantes: Jean-Patrick Lajonchère, Diretor-geral do Grupo Hospitalar Paris Saint-Joseph e Embaixador do governo francês para o setor da saúde e Tim Morris — Elsevier Enfermeiro.
Moderador: Martha Oliveira – CEO da Laços de Saúde
Participação da Atenção Domiciliar nos sistemas de saúde horizontal e vertical
Palestrantes: Patrica Neumann – Diretora Nacional de Resgate da AMIL, Luiz Felipe Fabi – Diretor Clínico da Prevent Senior, Lais Helena Silva Santos – Diretora Técnica do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica
Moderador: Sergio Ricardo Santos – Consultor de empresas de saúde
Análise sobre aplicabilidade, benefícios e utopias da era digital na prática da Atenção Domiciliar
Palestrantes: Osmeire Sanzovo – Consultora em Saúde Digital da Unimed do Brasil, Antonio Carlos Endrigo – Diretor de Tecnologia de Informação da APM (Associação Paulista de Medicina), Cesar Griebeler – VP de Tecnologia do Grupo Pulsati (Pulsati e SpinCare) e Fernando Paiva – Executivo de inovação em saúde digital, especialista em Internet das Coisas Médicas
Moderador: André Minchillo – gestor em saúde e consultor do ENCONSAD
Desafios atuais para atrair e reter profissionais para o mercado de Transição de Cuidados
Palestrantes: Maria Lúcia Capelo Vides – Superintendente do Hospital Edmundo Vasconcelos, Cátia Paiva – Gerente Regional SP da Home Doctor
Moderadora: Renata Filippi – Managing Partner e Soul HR Consulting
A era digital e a arte de cuidar de si e de pessoas
Palestrante: Renato Ribeiro – CEO da Love My Job e especialista em Storytelling
Dia 26 – sexta-feira
Atratividades do mercado de Transição de Cuidados no Brasil: a visão de investidores e gestores de serviços
Palestrantes: Cristina Quadrat – CEO da Pronep Life Care, Samir Salman — CEO e idealizador do Hospital Premier
Moderador: Rodrigo Lopes – CEO da Humana Magna
Modelos públicos e privados de integração de serviços, com utilização de tecnologias digitais para otimização da jornada de pacientes
Palestrantes: Mariana Borges – Coordenadora do Melhor em Casa do Ministério da Saúde, Edmundo Gustavo – Gerente da GEICS, que contempla a Coordenação do Serviço de Atenção Domiciliar de Belo Horizonte, Eduardo Goes – coordenador médico i9med
Moderador: Fernando Fernandes – Médico, Empreendedor e Executivo em negócios de saúde
Como anda o processo de judicialização para Atenção Domiciliar no Brasil? Prós e contras da inclusão da Atenção Domiciliar no rol de procedimentos da ANS? Que avanços podemos esperar?
Palestrantes: Paulo Rebello Filho – Diretor Presidente da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), Solon Cunha – sócio da Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. E Quiroga Advogados
Moderador: Ari Bolonhezi – Médico-fundador e atual diretor do NEAD e Conselheiro Administrativo da Home Doctor
Sobre a 28ª Hospitalar
Na Hospitalar de 2023 são esperados mais de 50 mil visitantes, que terão acesso a cerca de 1.000 expositores de mais 40 países diferentes, espalhados em 100.000 m² nos oito pavilhões de exposição do São Paulo Expo.
O evento que marca os 30 anos da feira também trará excelentes oportunidades de conhecimentos com a realização de quatros congressos simultâneos, com a participação de convidados brasileiros e estrangeiros de relevância na área. Além de sete Arenas de Conteúdos.
A feira tem o patrocínio institucional da Confederação Nacional de Saúde (CNSaúde); Federação Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (FENAESS); Sindicato dos Hospitais do Estado de São Paulo (SINDHOSP); Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) e Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde (ABIMED), além de mais de 30 apoiadores. Confira a lista completa no site.
Sobre a Informa Markets Latam
A Informa Markets conecta pessoas e mercados por meio de soluções digitais, conteúdo especializado, feiras de negócios, eventos híbridos e inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Presente em mais de 30 países, atua na América Latina há 27 anos, com escritórios no Brasil e no México, entregando anualmente mais de 30 eventos híbridos, 70 eventos digitais, portais de notícia e plataformas digitais de conexão e negócios.
Para saber mais, acesse o site.
Serviço — Hospitalar 2023
Data: 23 a 26 de maio, das 11h às 20h
Local: São Paulo Expo (1,5, Rod. dos Imigrantes – Vila Água Funda, São Paulo, Brasil)
Programação: Clique aqui.
Credenciamento: Clique aqui. – Antecipado: Gratuito. No Local: R$70,00.
Credenciamento imprensa: Clique aqui.