De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 50 milhões de brasileiros sofrem algum tipo de distúrbio da visão. Miopia, hipermetropia e fotofobia são alguns dos maiores problemas oculares enfrentados atualmente.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, cerca de 50 milhões de brasileiros sofrem algum tipo de distúrbio da visão. E desse número, 60% dos distúrbios da visão são casos de cegueira e deficiência visual. Neste sentido, investir em hábitos que garantam uma visão saudável é fundamental.

“Os cuidados com a saúde ocular são extremamente importantes. Realizar visitas ao médico oftalmologista, realizar exames preventivos, além de proteger os olhos da exposição à luz solar, são algumas das recomendações que devemos adotar continuamente”, afirma o médico oftalmologista e consultor da HOYA Brasil – Dr. Celso Cunha.

Entre os principais problemas oculares enfrentados atualmente, destacamos a miopia, hipermetropia e fotofobia. A miopia consiste no problema refracional mais comum e que necessita do uso de lentes corretivas para fazer com que o indivíduo enxergue melhor. Geralmente, surge na primeira ou segunda infância, podendo ser progressiva em alguns casos. Os sintomas mais comuns são: dificuldade para ver de longe, apertar os olhos para ver a longas distâncias e aproximar-se dos objetos para visualizá-los.

Evidências comprovam o aumento da miopia em todo o mundo. Estima-se que terá impacto sobre mais da metade da população mundial até 2050. Desta forma, a importância do cuidado com a saúde ocular. Visitas de rotina ao oftalmologista desde a primeira infância, o uso comedido e regrado de dispositivos móveis, como smartphones, tablets e outros tipos de telas e o estímulo às atividades ao ar livre consistem em estratégias importantes de prevenção à progressão da miopia. Adicionalmente, a implantação da correção adequada e/ou das terapias, também colaboram para conter o provável avanço de um quadro já existente.

Uma vez diagnosticada, a doença pode ser corrigida, quando necessária, por meio do uso de óculos ou lentes de contato. Atualmente, cabe destacar a eficiência das opções não invasivas, como é o caso das lentes de óculos de alta tecnologia e que já são opções importantes para a redução da miopia infantil. “As pessoas com a miopia axial, quando passam a fazer uso contínuo desse tipo de lente, podem ter uma média de 60% na desaceleração na progressão da miopia, pois a estrutura da lente permite simultaneamente desacelerar o crescimento do globo ocular e proporcionar uma visão mais clara”, destaca o especialista.

A hipermetropia se caracteriza pela dificuldade em enxergar objetos de perto, podendo provocar cansaço ocular, dores de cabeça e problemas de concentração. A principal causa da hipermetropia é quando o globo ocular da pessoa é mais achatado ou a córnea mais plana, causando um erro de refração. O tratamento dessa condição é realizado com o uso de lentes refrativas ou com a cirurgia refrativa, caso haja indicação do oftalmologista. Já a fotofobia causa um incômodo maior em relação à luz solar, luz fluorescente e luz incandescente. Neste caso, as lentes polarizadas são indicadas para aliviar o problema.