Os olhos são essenciais para a saúde do ser humano e é através deles que conseguimos ver o colorido do mundo! Por isso, devemos cuidar destes órgãos, mantendo hábitos saudáveis para evitar doenças. Para conscientizar a população, foi criado o Dia da Saúde Ocular, comemorado no dia 10 de julho.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem cerca de 2,2 bilhões de pessoas no mundo com algum tipo de problema ocular. No Brasil, estima-se que 6,5 milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência visual e 1,6 milhão são completamente cegas.

A maioria dos casos poderiam ser prevenidos. “A manutenção da saúde ocular está ligada diretamente à prevenção. Ou seja, consultar um oftalmologista pelo menos uma vez ao ano. Muitas doenças oculares, quando não diagnosticadas precocemente, podem levar à cegueira. O exemplo mais comum é o glaucoma, que é o aumento da pressão ocular, entre outros fatores; mas também existem a retinopatia diabética, doenças do nervo óptico, tumores oculares, dentre outras doenças”, ressalta o oftalmologista da Trabt Medicina e Segurança do Trabalho, Dr. Mauro Fernandes.

Ter uma boa visão é imprescindível para o trabalho, independente da profissão. Nas empresas, uma iluminação correta proporciona um ambiente visual seguro para que as tarefas sejam desempenhadas de forma eficiente, sem desconforto. Por isso é tão importante a realização da avaliação de iluminância (intensidade e iluminação).

“A iluminação adequada proporcionará um ambiente de trabalho com maior ergonomia, maior produtividade e prevenirá doenças oculares ocupacionais”, comenta Dr. Mauro. O médico acrescenta ainda que uma iluminação inadequada pode resultar em acidentes de trabalho e maior incidência de cansaço ocular, cefaleia (dor de cabeça), tonturas e a ocorrência de olhos secos.

“Dependendo da atividade profissional, é importante o uso de óculos de proteção adequados e lentes com filtro ultravioleta (UV). Isso tem como finalidade evitar acidentes, como traumas oculares, exposições a corpos estranhos e a formação de uma catarata precoce”, conclui o oftalmologista.

Análise de iluminância: o que é?

A análise de iluminância é um laudo de iluminação, cujo objetivo é o de identificar situações que não estejam de acordo com o ambiente de trabalho, garantindo segurança e bem-estar visual dos funcionários.

Somente por meio do laudo é possível avaliar a intensidade da iluminação no ambiente e que atinge diretamente os olhos. “Os olhos são capazes de se adaptar a qualquer ambiente. Por exemplo, se estamos em locais com baixa iluminação, conseguimos abrir as pupilas e as fechamos quando estamos em ambientes de alta iluminação. Percebemos que grande parte do nosso cansaço está relacionado à sobrecarga que os olhos sofrem constantemente, como: iluminância insuficiente, variação excessiva de luz, reflexo, sombras e cintilação”, explica o engenheiro de Segurança do Trabalho da Trabt, Rodrigo Soravassi.

A análise de iluminância permite avaliar as condições das luminárias, a periodicidade da manutenção, ofuscamento luminoso, iluminação natural e a saúde dos trabalhadores. “Vale ressaltar que a saúde dos funcionários vem em primeiro lugar. Os benefícios do laudo de iluminação são sentidos não só pela empresa, mas também pelos colaboradores”, conclui o engenheiro.