Oferecer suporte psicológico aos colaboradores é um dos principais recursos para a manutenção de um clima organizacional saudável e até mesmo prevenir o adoecimento

O ambiente corporativo é um ambiente repleto de pressão, cobrança por resultados, responsabilidades, metas a serem atingidas, assédio moral e até mesmo sexual. Todos esses elementos podem ser responsáveis por acometer a saúde mental dos colaboradores. O número de doenças ocupacionais cresceu exponencialmente nos últimos anos de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e as mais comuns são os de transtorno de ansiedade, depressão, estresse elevado, síndrome de Burnout, entre outros.

“Quando o assunto é levantado pelos gestores é quase que automático o foco nas demandas de ordem física, mas e a saúde mental? Será que ela também não merece tanta importância quanto? Se levarmos em consideração o fato de que, segundo a OMS, atualmente a depressão é uma das maiores causas de afastamento no trabalho, é claro que a atenção aos aspectos emocionais dos colaboradores deve ser valorizada”, afirma Carine Lopes de Almeida Barros.

Cerca de 60% dos brasileiros afirmam que o trabalho é uma fonte de ansiedade, estresse e tristeza, 70% dos brasileiros que estão no mercado de trabalho sofrem de alguma sequela decorrente do estresse, e 30 % dos brasileiros sofrem de Burnout. “Saúde mental deve ser priorizada tendo em vista que o colaborador, ao se sentir cuidado e representado, terá muito mais ânimo para conduzir o seu trabalho e oferecer os melhores resultados à corporação”, complementa.

O que a empresa pode proporcionar aos colaboradores para que o ambiente de trabalho seja mais agradável?

De acordo com a psicóloga, o primeiro passo é mapear as principais particularidades de cada setor e fazer um estudo com o objetivo de estimular o feedback. Também é importante promover cursos para os gestores e líderes que ensinem a valorização das relações interpessoais, e modos de comunicação dos superiores com suas equipes, com o objetivo de prevenir e alertar sobre o assédio moral.

Outro ponto é a atenção ao clima organizacional. “É necessário um ambiente amistoso e que não promova a competividade, realizar atividades que potencializem cada característica positiva do colaborador, reforçar que cada um tem o seu papel e importância naquele determinado ambiente. Ou seja, implementar ações que valorizem a saúde mental. Oferecer suporte psicológico aos colaboradores é um dos principais recursos para a manutenção de um clima organizacional saudável e até mesmo prevenir o adoecimento haja vista que a terapia não é somente um espaço para falar sobre aquilo que está incomodando, é também o desenvolvimento do autoconhecimento, inteligência emocional e habilidades sociais”, finaliza.