Dados da clínica Telavita, pioneira na área de psicoterapia online no Brasil, apontam aumento no volume de atendimentos e refletem a quebra de tabus

Fazer terapia não é mais um tabu. Nos últimos anos, e sobretudo após a pandemia, algumas prioridades mudaram e a sociedade passou a enxergar melhor a importância de receber ajuda psicológica. Essa mudança comportamental pode ser demonstrada pelo aumento nos atendimentos registrados pela Telavita, clínica digital de saúde mental, pioneira na área de psicoterapia online no Brasil. Voltada ao segmento corporativo e também privado, a busca de novos pacientes por sessões na clínica dobrou em 2022, em relação ao ano anterior. Com isso, o número de consultas também teve aumento de 100%. A tendência para este ano é que a procura siga em alta.

“Há uma maior conscientização em relação à saúde mental. Não só das pessoas, mas também das empresas, que têm dado cada vez mais atenção ao bem-estar dos funcionários, visto que nos últimos anos uma das principais causas de afastamento por doença foi a síndrome de burnout. O psicólogo tem tido uma responsabilidade cada vez maior nas organizações que se preocupam com seus colaboradores”, comenta Milene Rosenthal, psicóloga co-fundadora da Telavita.

Por se tratar de uma solução digital, que permite flexibilização de horários, a terapia online tem contribuído de forma efetiva para os esforços das organizações que buscam acompanhamento psicológico para suas equipes. A Telavita conta, inclusive, com o Programa de Saúde Emocional (PSE), que visa o desfecho clínico positivo do paciente. A clínica propõe um tratamento, que diminui o número de atendimentos e foca na principal queixa do indivíduo. Durante o programa, o paciente passa por uma avaliação da saúde mental, faz acompanhamento psicológico e tem também suporte educacional. A healthtech também possui convênio com vários planos de saúde.

“Problemas de saúde mental sempre existiram, mas, com a mudança de valores pela qual o mundo está passando, ficou mais naturalizado querer se entender e se comunicar. A terapia é um processo que envolve uma melhor compreensão de si mesmo, assim como a descoberta de um caminho mais saudável para enfrentar as dificuldades. Cada pessoa é única e, com a flexibilidade do atendimento online, garantimos um canal íntimo e seguro que se adapta às necessidades de cada paciente, contribuindo na construção desse processo de descoberta”, finaliza Milene.