Saúde mental vira prioridade para brasileiros durante a quarentena
O levantamento também apontou que os consumidores estão dando mais valor à família e à saúde do que antes da pandemia da Covid-19
Para compreender melhor algumas das diversas mudanças que a pandemia trouxe para o cotidiano dos brasileiros nos últimos meses, a Mastercard realizou uma pesquisa em 13 países -incluindo Brasil, México, Chile, Colômbia, Argentina e Peru. O levantamento analisou dados do dia a dia dos entrevistados, suas avaliações do futuro pós-pandemia, além de como foram suas experiências de pagamentos no período de quarentena.
Segundo a pesquisa, para 46% dos brasileiros, atividades de lazer e entretenimento são as mais importantes de suas rotinas e os ajudam a se desconectar. A pandemia também trouxe mudanças nas prioridades dos entrevistados e 62% dos brasileiros passaram a se preocupar mais com sua saúde mental, enquanto 58% acreditam que cuidar da saúde se tornou essencial em relação ao período anterior à pandemia.
O comportamento dos consumidores também mudou com relação aos gastos. Assim que o isolamento acabar, 74% deles pretende gastar mais com experiências com os amigos, 48% afirmaram que irão gastar mais com experiências de qualidade junto com suas famílias e 47% busca atividades de lazer e entretenimento para aproveitarem sozinhos.
Os entrevistados também foram questionados sobre o que é mais importante no momento do pagamento de compras essenciais. Na percepção de 52% deles, a segurança é fundamental e a mais importante na hora de pagar por suas compras, enquanto 27% afirmaram buscar por maior conveniência e 20% por rapidez. Como líder na indústria brasileira de meios de pagamento, a Mastercard desenvolve soluções que endereçam essas preocupações proporcionando maior segurança, conveniência e rapidez na experiência diária de compra dos consumidores.
“A pandemia nos mostrou a importância dos momentos que perdemos durante a quarentena e que têm feito muita falta, como um almoço em família aos domingos, ou encontrar os amigos depois do expediente. A nossa pesquisa demonstra que a medida em que as pessoas passam a ajustar suas rotinas baseadas na nova realidade, as prioridades mudam e novos hábitos vão sendo criados”, afirma Sarah Buchwitz vice-presidente de marketing e comunicação da Mastercard Brasil e Cone Sul.