Saúde na prática: ações importantes que as empresas podem aplicar para melhorar qualidade de vida no trabalho

Desde o dia 1º de janeiro a nova classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre Burnout está em vigor. A partir de agora ela é considerada oficialmente “estresse crônico de trabalho que não foi administrado com sucesso”. Sabendo que o Brasil é o segundo país com maior prevalência de estresse no ambiente de trabalho, de acordo com a International Stress Management Association (ISMA), é preciso encontrar meios de promover o bem-estar e a saúde dos funcionários de maneira mais prática e eficiente.

Pensando nisso, Nestor Sequeiros, CEO da HSPW, uma plataforma de saúde integral e de mudança de hábitos que garante a redução de custos nos seguros de saúde corporativos, aponta algumas ações realizadas na plataforma que podem ajudar as empresas a melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho:

  • Apoie as necessidades pessoais dos funcionários: todos enfrentam desafios ao tentar equilibrar o trabalho e a vida pessoal. Mas a rede de apoio também deve ser encontrada no trabalho. Ofereça ferramentas de suporte concretas e seguras;
  • Tenha a saúde e o bem-estar como um dos princípios fundamentais do negócio. A ajuda deve ser oferecida em todos os aspectos de saúde e fitness, incluindo gerenciamento de energia, nutrição e saúde mental;
  • Incentive pausas adequadas e a prática da meditação para equilibrar corpo e mente;
  • Ofereça apoio emocional profissional;
  • Apoie a gestão financeira pessoal.

Sequeiros ressalta que cada vez mais as empresas estão entendendo a importância do seu papel na promoção da saúde. “Sim, as corporações querem fazer a coisa certa por seus funcionários e contribuir para a qualidade de vida deles. Mas também entendem que ter uma força de trabalho de sucesso, auxiliada pelo bem-estar, é um fator significativo para o bom funcionamento do negócio”, finaliza.