A Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), em parceria com a Frente Parlamentar da Nefrologia (FPN), realiza no dia 20 de agosto, em Brasília, a segunda edição do Seminário de Políticas Públicas em Saúde Renal. O encontro acontecerá das 14h às 17h no Auditório Freitas Nobre, na Câmara dos Deputados, e tem como objetivo reunir especialistas, gestores e parlamentares para discutir os principais caminhos na melhoria do acesso, qualidade e sustentabilidade dos serviços de nefrologia no Brasil, especialmente no contexto do SUS.
O evento dá continuidade às discussões iniciadas na primeira edição, que contou com nomes importantes nas estratégias para a promoção da saúde renal no Brasil, como detalha o presidente da SBN, José Moura Neto: “Reunimos uma delegação com cerca de 30 representantes da SBN, dentre eles diretores nacionais, coordenadores de Departamentos e Comitês e presidentes das Regionais – representando 17 estados brasileiros”.
Segundo ele, as múltiplas e complexas realidades do país estavam presentes, lado a lado, com o compromisso unificado de avançar no cuidado renal em todo o território nacional.
“Com a presença do Ministério da Saúde, da Anvisa e de parlamentares, debatemos temas centrais como a Doença Renal Crônica (DRC), Nefrologia pediátrica, hemodiálise, hemodiafiltração, diálise peritoneal, transplante renal e o financiamento da Terapia Renal Substitutiva (TRS). Seguimos unidos, buscando soluções e lutando por uma Nefrologia mais forte, justa e acessível a todos”, enfatiza Moura Neto
A expectativa é que a segunda edição contribua diretamente para a formulação de políticas públicas mais eficazes, que garantam acesso digno ao tratamento renal, valorizem os profissionais da área e respondam aos desafios enfrentados diariamente por milhares de pacientes em todo o país.
O seminário reafirma o papel da SBN como voz ativa na defesa da Nefrologia e da saúde pública, colocando a especialidade no centro das discussões sobre o presente e o futuro do SUS.