Certamente você já passou por algum perrengue em relação à receita médica, seja pela baixa legibilidade, perda do papel ou até mesmo a falta de um carimbo. Com a imersão da saúde na tecnologia e também a consolidação das prescrições digitais, tais problemas parecem ter uma data de validade. Com as prescrições digitais, o paciente passa a receber a receita no próprio telefone e, então, segue para a farmácia. O aplicativo que realiza a emissão do documento permite que seja verificada a assinatura digital do médico e a validade de seu registro.
“Investir em soluções digitais inaugura para médicos e hospitais uma nova maneira de lidar com as prescrições, que se tornam mais seguras, fáceis e práticas, tornando a Jornada da Saúde mais capaz de um atendimento de melhor qualidade”, comenta Emerson Zarour, Diretor de Inovação da MV, multinacional brasileira líder da América Latina no desenvolvimento de softwares para a saúde, e responsável pelo app Prescrição Digital.
Pensando nisso, o executivo elencou seis benefícios para os profissionais de saúde e para os pacientes utilizarem a prescrição digital:
- Maior segurança: A prescrição eletrônica reduz a possibilidade de erros de dosagem, de interpretação de caligrafia e de troca de medicamentos, aumentando a segurança do paciente.
- Maior eficiência: O processo de prescrição de medicamentos é mais rápido e eficiente, permitindo que o profissional de saúde dedique mais tempo ao atendimento ao paciente.
- Maior precisão: O app oferece informações atualizadas sobre os medicamentos, como posologia, interações e efeitos colaterais.
- Mais praticidade: O aplicativo pode ser acessado de qualquer lugar, a qualquer momento.
- Menor custo: A prescrição eletrônica pode reduzir os custos do sistema de saúde, uma vez que elimina a necessidade de impressão de receitas em papel.
- Melhor acompanhamento: A prescrição eletrônica permite que o histórico de prescrições e medicamentos do paciente seja armazenado e acessado facilmente, facilitando o acompanhamento do tratamento e melhorando a qualidade do cuidado prestado.
A utilização do app Prescrição Digital também pode fazer uma grande diferença em um hospital, trazendo diversos benefícios para a gestão e atendimento aos pacientes, tais como segurança, melhor gestão de medicamentos e maior qualidade no cuidado e assistência.
Vale lembrar também que a prescrição eletrônica está segundo as regulamentações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e com as normas do Conselho Federal de Medicina (CFM).