De meditação à horário reduzido de trabalho e sessão de automassagem, companhias estimulam a realização de atividades que visem o bem-estar de seus funcionários
Organizado desde 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com Conselho Federal de Medicina (CFM), o “Setembro Amarelo” é uma campanha nacional que tem como objetivo conscientizar a população a respeito do suicídio.
Segundo a ABP, somente no Brasil, são registrados aproximadamente 12 mil suicídios por ano e mais de um milhão ao redor do mundo. Olhando com atenção para esse tema, algumas empresas passaram a realizar ações que beneficiem a saúde mental e emocional de seus colaboradores.
Na Mundiale, empresa referência em conversational commerce e experiências digitais, os funcionários têm acesso a uma série de projetos acerca dessa agenda: além de um time de psicólogas que atendem a um preço bem abaixo do mercado, a empresa disponibiliza, gratuitamente, aulas quinzenais de Yoga e tai chi chuan, conteúdos e trilhas do conhecimento sobre assuntos referentes à saúde emocional e, durante mês de setembro, a cada semana, irá divulgar um vídeo gravado por uma psicóloga diferente com temas que foram identificados ao longo do ano que estão presentes e interferindo na qualidade de vida da equipe.
Já a Intelipost, plataforma líder em gestão de fretes no Brasil, conta com um projeto voltado para o bem estar dos colaboradores desde junho de 2021. Uma das ações foi a criação de um dia livre de reuniões, todas às quartas, para que os colaboradores possam se organizar melhor e dedicar tempo em entregas que exigem maior concentração.
Há também uma short friday mensal, que consiste em um dia com uma carga horária menor de trabalho para que as pessoas possam realizar outras atividades que necessitam ser feitas em horário comercial, como acompanhar alguma atividade extracurricular do filho, ir ao banco ou até mesmo tirar um tempo para si. O expediente reduzido ainda é concedido nos aniversários dos filhos e enteados dos funcionários.