Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Segundo a campanha oficial, no Brasil são cometidos mais de 13 mil suicídios por ano e mais de um milhão em todo o mundo. Por isso, nesta época do ano são divulgadas iniciativas para que desfechos como esses sejam evitados. Mas qual será o papel das empresas em contribuir para que seus funcionários tenham mais saúde mental, física e financeira?

A discussão em torno da saúde mental se dá há algum tempo, mas há fatores que contribuem para o desequilíbrio psicológico. A falta de dinheiro é um dos temas que mais estressa o brasileiro, segundo a pesquisa de saúde financeira dos trabalhadores brasileiros realizada em abril de 2021 pela Onze, 80% dos assalariados declaram aumento de estresse durante a pandemia, mas apenas 21% dos entrevistados receberam apoio psicológico da empresa em que trabalham.
Em agosto a Onze realizou a pesquisa de estresse financeiro dos trabalhadores brasileiros realizada em agosto de 2021 e obteve mais de 5 mil respostas. Neste levantamento, apurou-se que o dinheiro era a principal fonte de preocupação de 72% dos entrevistados, seguidos de saúde (62%) e família (61%). As dívidas impactam diretamente a saúde física dos brasileiros, isso se comprova pois 44% dos entrevistados declararam sofrer de insônia por este motivo que também causa mau-humor e impaciência com familiares para 29% deles. Enquanto 36% declarou não ter energia para aproveitar a família e os amigos quando as contas não estão em dia. E ainda, cerca de 78% dos entrevistados afirmaram sofrer com ansiedade por incertezas financeiras.