O “Simpósio de Cuidados em Saúde para Pessoas Trans” está sendo realizado pelo recém-criado Núcleo de Atendimento à Saúde de Pessoas Trans do Hospital

No Brasil, o cenário do atendimento para a população transgênero é escasso. No sistema público, há baixa disponibilidade de serviços hospitalares, gerando longas filas para iniciar o acompanhamento nos poucos ambulatórios especializados. Já na rede privada, há poucas opções destinadas a esse público. “Existe uma demanda reprimida, um acesso dificultado para essas pessoas”, diz o Dr. Felipe Duarte Silva, Gerente de Práticas Médicas e de Pacientes Internados do Hospital Sírio-Libanês. “Podemos dizer que há um desconhecimento e preconceito, coisas que afastam as pessoas trans dos atendimentos relacionados à saúde”, completa.

Pensando nesse cenário, a instituição, por meio do Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa, promove, em 28 e 29 de julho, o “Simpósio de Cuidados em Saúde para Pessoas Trans”, com o objetivo de discutir aspectos relacionados à saúde integral da população trans, com foco no ciclo de vida e mudanças corporais dessas pessoas, e promover a integração de profissionais que desejam se capacitar para melhor atender as demandas desse público.

Com a presença de especialistas no assunto, o evento é recomendado para profissionais da área da saúde, mas não se restringe a esse público, sendo acessível a todos que desejam aprofundar seus conhecimentos no tema.

A iniciativa faz parte também do trabalho de formação do núcleo especializado em cuidados para a população trans, que possui atendimento interdisciplinar e acompanhamento ampliado, com profissionais de diversas áreas, incluindo Medicina da Família e Comunidade, Endocrinologia, Cardiologia, Clínica Médica, Psiquiatria, Ginecologia, Dermatologia, Infectologia, Cirurgia Plástica, Urologia, Psicologia, Fonoaudiologia, Farmácia, Serviço Social, Consultoria de Imagem, entre outras. “Estamos capacitando nossas equipes para promover um cuidado integral e inclusivo para essas pessoas, e enxergamos aqui nosso papel social de disseminar esse conhecimento para que outros profissionais de saúde possam ter essa capacitação”, explica o Dr. Felipe Duarte.

Serviço:

Simpósio de Cuidados em Saúde para Pessoas Trans

Data: 28 e 29 de julho

Modelo híbrido – online e presencial no Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa

Inscrições: Link