A ideia do workshop é abordar a inclusão profissional de pessoas autistas; evento é gratuito e as vagas são limitadas

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é comemorado em 2 de abril e em comemoração a essa data, a Specialisterne, organização social dedicada à inclusão profissional de pessoas autistas vai realizar um evento no dia 13 de abril, no Centro de Convenções RB1 no Rio de Janeiro. Com o tema “O Talento na Neurodiversidade”, o objetivo é abordar a inclusão profissional de pessoas com TEA.

O evento é gratuito e as vagas são limitadas. Voltado para empresas que fazem ou querem incluir pessoas neurodivergentes e apoiadores dessa parcela da população, o encontro é uma ótima oportunidade para se conhecer um pouco mais sobre o talento das pessoas autistas, sua empregabilidade, necessidades de acessibilidade, e como as companhias devem se estruturar para contratar um profissional com esta condição.A inclusão de autistas  no mercado de trabalho, também,  é garantida pela lei 12.764/2012 e a lei nº 8213/91, conhecida como a lei de cotas. Segundo estimativas globais, estima-se que 1% da população tenha o diagnóstico de TEA e, no Brasil, mais de 2 milhões de pessoas apresentam este resultado. Quando falamos em emprego, estima-se que aproximadamente 80% das pessoas autistas estejam desempregadas.

“Nosso evento contará com experiências de empresas que fazem a inclusão de pessoas neurodivergentes, tais como IBM, SAP, CCEE, BTG PACTUAL e TAKEDA. Vamos ter ainda uma roda de conversa com profissionais autistas, falando de suas experiências para entrarem no mercado de trabalho e especialistas na área de diversidade, equidade e inclusão”, explica Marcelo Vitoriano, psicólogo e CEO da Specialisterne Brasil.

Após 7 anos de presença no Brasil, com projetos realizados nas cidades de São Paulo, São Leopoldo e Hortolândia, além da sua Unidade de Formação em São Paulo, a Specialisterne Brasil está chegando com uma nova unidade no Rio de Janeiro. “Além da formação para os alunos, oferecemos apoio para as empresas receberem os profissionais autistas, e assim, realizar as adaptações necessárias. Como parte da formação nas empresas e das equipes, damos acompanhamento e suporte especializado para os  profissionais autistas, além de promover  workshops de sensibilização sobre autismo e neurodiversidade, preparo para as entrevistas dos profissionais, entre outros”, comenta Rute Rodrigues, diretora de operações da Specialisterne Brasil.

O evento vai acontecer de 9h às 12h30 e vai ter como mestre de cerimônia a jornalista Cristiane Pelajo e vai ser dividido em quatro painéis com os temas: Ações Governamentais e Não Governamentais, Painel de Empresas (serão apresentados clientes com projetos junto a Specialisterne), Painel com profissionais neurodivergentes e  Possibilidades de Inclusão profissional.

Serviço

Inscrições: http://forms.gle/tiux7X14C9LvQuW77

Data: 13 de abril

Hora: 9h às 12h30

Sobre a Specialisterne:

A Specialisterne é uma organização social, fundada na Dinamarca em 2004, com presença em 25 países e projetos em 50 cidades. Este projeto contribuiu, no mundo, com a inclusão de mais de 10.000 pessoas com autismo no mercado de trabalho.

Atualmente, a Specialisterne Brasil conta com mais de 40 clientes e parceiros, como Itaú, SAP, Johnson & Johnson, Braskem, Bradesco, IBM,  Salesforce, Accenture, Iguatemi, CCEE, BV, C6 Bank, B3, Takeda, Vivo, Oxiteno, Danone, Fleury, BTG Pactual, Grafeno, Nestlé, entre outros.