Telavita investe na telemedicina com serviços de psiquiatria
Com a novidade, a health tech agora disponibiliza uma rede completa de profissionais voltados à saúde mental da população em um só canal
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 2% do investimento dos países em políticas de saúde é destinado ao tratamento de doenças psiquiátricas e neurológicas. Pensando em ajudar nesta questão, a Telavita , clínica de consultas online que tem como objetivo conectar profissionais da psicologia brasileira a pacientes presentes em todo o mundo, deu mais um passo no fomento à ampliação do acesso aos cuidados com o bem-estar e saúde emocional e mental, e agora passa a contar também com profissionais da psiquiatria em seu portfólio.
Com a novidade, a health tech se consolida como uma clínica digital de saúde mental, e passa a oferecer tanto serviços de psicologia quanto psiquiatria em um só canal. A projeção da Telavita é iniciar o ano de 2021 atendendo mais de cinco milhões de vidas dentre beneficiários, parceiros e público B2C, tornando-se a plataforma do segmento com o maior número de vidas cobertas no país.
Considerada o mal do século XXI pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão é um transtorno mental caracterizado por um estado de melancolia e tristeza profundos e persistentes, que podem acarretar uma variedade de sintomas físicos e comportamentais. Considerada um tabu por grande parte da população, a doença, junto à ansiedade e ao estresse, acabou ganhando destaque por conta da pandemia do novo coronavírus, impulsionada pela necessidade do distanciamento social.
“Os transtornos mentais não veem rosto, gênero nem mesmo idade, sendo doenças muitas vezes silenciosas e com alto grau de risco para o bem-estar mental e para a saúde física. Sabemos que, além da psicoterapia, existem alguns casos que o uso de medicamentos se faz necessário no tratamento do paciente. Por isso, decidimos disponibilizar em nossa plataforma sessões com médicos especializados em psiquiatria, democratizando e ampliando o acesso aos cuidados com a saúde mental da população”, ressalta Milene Rosenthal, psicóloga e cofundadora da Telavita.
A startup, que é pioneira na utilização de tecnologias que garantem a segurança dos dados dos pacientes, oferece consultas virtuais criptografadas, com duração de até 50 minutos.