Doença atinge mais de 180 mil brasileiros todos os anos

O Dezembro Laranja é uma campanha promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) desde 2014. A iniciativa faz parte da Campanha Nacional de prevenção ao Câncer de Pele. Desde a sua criação, são realizadas ações com o intuito de prevenir e orientar a população a buscar diagnóstico especializado e tratamento. As atividades são realizadas em parceria com instituições públicas e privadas de todo o Brasil.


De acordo com Instituto Nacional de Câncer no Brasil (INCA), os números sobre o câncer de pele no Brasil são preocupantes. Em 2020, o número de casos representa 27% de todos os tumores malignos no Brasil. Sendo os carcinomas basocelular e espinocelular (não melanoma) responsáveis por 177 mil novos casos da doença por ano. Já o câncer de pele melanoma atinge 8,4 mil novos casos todos os anos. “Os números de incidência do câncer de pele são maiores do que os cânceres de próstata, mama, cólon e reto, pulmão e estômago”, explica o Dr. Sérgio Palma, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia.


Esse ano, por conta da pandemia, as atividades previstas se concentraram nas ações digitais. Assim como o teleatendimento, que permitiu que muitos casos fossem diagnosticados no início, aumentando a chance de cura em 90%. O teleatendimento foi autorizado no Brasil em caráter emergencial, mas a sua efetividade faz com que a expectativa de se tornar uma prática comum aumente.


Nesse aspecto, a Vida Class, plataforma de saúde com mais de 7 anos no mercado, tem apresentado resultados interessantes. O serviço conta com aproximadamente 250 dermatologistas prontos para atender, virtualmente, pacientes em todo o País. Segundoo informações da plataforma, a maior demanda de atendimentos se concentra na região sudeste. Estados, que segundo o INCA, possuem uma parcela grande da população acometida pelo câncer de pele. O fato se dá por conta da pele clara de grande parte dos habitantes e da grande exposição ao sol.


Para Vitor Moura, CEO de Vida Class, o teleatendimento é uma alternativa focada na saúde e que pode ajudar a baixar esses números e não só em tempos de pandemia. “O atendimento virtual permite que mais pacientes sejam atendidos em um menor espaço de tempo. A disponibilidade do paciente também aumenta, tendo em vista que ele não precisará se deslocar até o consultório para ser atendido. Com isso, doenças como o câncer de pele tendem a diminuir.” afirma.