Nesta semana pós festas de fim de ano, é extremamente importante, e responsável, que as pessoas realizem testes de COVID-19. Isso porque elas estão voltando para suas casas, retornando ao trabalho, ao dia-a-dia e, sabendo que a doença pode ser assintomática ou que seus sintomas podem demorar vários dias a se manifestar, estão buscando formas de ter certeza que não foram contaminadas. Portanto, é importante salientar a segurança, a acurácia e a agilidade de testes como o da Mendelics, laboratório responsável pelo #PARECOVID, baseado em amostras de saliva. A realização deste tipo de teste pode ajudar a conter a circulação de pessoas contaminadas e do próprio vírus.
Sobre o #PARECOVID
O #PARECOVID, da Mendelics / meuDNA, utiliza a metodologia RT-LAMP (Reverse Transcription Loop-Mediated Isothermal Amplification). A partir da simples coleta de saliva do paciente, identifica a presença do vírus SARS-CoV-2 por meio de um teste molecular que reconhece o material genético viral. O exame possui uma especificidade de >99% (não foram identificados resultados falso-positivos) e uma sensibilidade comparável ao teste de RT-PCR.
O teste garante resultado eficaz e rápido em até 48 horas, detectando o coronavírus ainda na fase anterior à manifestação de sintomas. Até a semana passada o #PARECOVID estava disponível apenas para São Paulo e Grande São Paulo, mas acaba de chegar também às farmácias das redes Raia, Drogasil do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e interior de São Paulo, e rede Pague Menos de São Paulo e capitais do Rio de Janeiro, Nordeste, Amazonas e Goiás, por R$ 150,00 a unidade. Para verificar a disponibilidade, basta consultar o site: https://meudna.com/teste-covid