Tecnologia pode ser verdadeira aliada para garantir o bem-estar dos funcionários

Com as incertezas em relação à pandemia, muitas empresas estão incorporando o trabalho híbrido como parte efetiva de uma nova cultura organizacional. Embora esse seja o desejo de muitos funcionários, a saúde mental ainda representa um dos principais desafios enfrentados pelas corporações que optaram por esse modelo de empregabilidade.

Para ajudar os colaboradores a gerenciar e manter um equilíbrio consistente entre vida profissional e pessoal, um dos caminhos encontrados foi contar com a tecnologia para poder fornecer benefícios completos de saúde e bem-estar. Essa é a análise de Nestor Sequeiros, CEO da HSPW, uma plataforma de saúde integral e de mudança de hábitos que garante a redução de custos nos seguros de saúde corporativos.

Segundo Sequeiros, no caso da HSPW, os check-ins diários, respondidos pelos próprios usuários da plataforma, fazem com que muitos fiquem mais atentos ao estado geral da própria saúde, incluindo a mental, possibilitando uma intervenção mais rápida quando preciso. “Diariamente os colaboradores são incentivados a responder algumas perguntas sobre seu dia a dia. Rapidamente nossa healthtech consegue sinalizar pontos sensíveis, como sinais de esgotamento, incluindo exaustão, sono ruim, dores físicas e sentimentos negativos e tristes sobre o trabalho, entre outros. A partir daí são sugeridos caminhos possíveis para que tais queixas possam ser atendidas e melhoradas”, explica.

Em contrapartida, o CEO da HSPW ressalta que os gestores de Recursos Humanos conseguem ter dados mais palpáveis para pensar em ações práticas para auxiliar na promoção da saúde mental de quem está trabalhando em casa. “Eles podem, por exemplo, implementar um programa de incentivo para a prática de exercício físico e relaxamento, como medidas para aliviar o estresse que leva ao esgotamento”, diz.

Sequeiros lembra ainda que no aplicativo da HSPW estão disponíveis diferentes conteúdos para ajudar os funcionários a aprender a cuidar de seu bem-estar mental, como a prática da meditação. “Para que o formato híbrido funcione, as empresas precisam estar abertas para evoluir na abordagem pessoal. O investimento em tecnologias, como a fornecida pela HSPW, possibilita uma conexão direta com os colaboradores, fornecendo apoio e suporte com apenas um clique”, finaliza.