Vídeos exibidos nas redes sociais foram criados a partir de série de gibis, que destacam o papel das mulheres e da população negra na construção da Ciência e Tecnologia no Brasil.

Crianças e adolescentes já podem assistir ao novo episódio da web série Dona Ciência no Youtube, Facebook, Instagram e TikTok. Dedicado à vacinação, o vídeo mostra como surgiu a primeira vacina, como a imunização contribuiu para a erradicação da varíola e o controle de doenças como a poliomielite, além dos mitos que cercam a prevenção por vacinas. Lançada em setembro, a web série reproduz a coleção de gibis Dona Ciência, idealizada há 7 anos pela Dra. Monica Andersen, Diretora de Ensino e Pesquisa do Instituto do Sono, para apresentar a Ciência e seus conceitos e descobertas de forma lúdica e simplificada. Os dois primeiros vídeos abordaram a importância do sono e das mulheres na Ciência.

Formada por mais de 50 fascículos, a Coleção Dona Ciência é uma obra inclusiva, protagonizada por “uma senhora negra que compartilha sua experiência vasta por meio de uma linguagem de fácil compreensão, apresentada em textos, vídeos, artes gráficas e áudios disponíveis em gibis e redes sociais”, como explica Monica Andersen. “Além de promover o conhecimento, ela se empenha em destacar a participação das mulheres e da população negra no processo de construção da Ciência e Tecnologia no Brasil”, complementa.

Até o final do ano, 8 gibis serão transformados em vídeo e, em 2024, serão mais 15, todos com 2 a 3 minutos de duração.  Nesta fase inicial, os próximos episódios falarão sobre a Dependência de Drogas de Abuso, Acessibilidade, Aquecimento Global, Síndrome de Cri Du Chat e A importância da Ciência no Ensino Médio. Para acessar os vídeos, visite o canal da Dona Ciência no YouTube: https://www.youtube.com/@dona.ciencia.

Parceira

A versão para vídeo nasceu graças a uma parceria entre a AFIP (Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa), da qual o Instituto do Sono faz parte, e a Softex (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro).

O presidente da Softex, Ruben Delgado, revelou que a entidade decidiu fazer a parceria porque a Coleção Dona Ciência é um meio interessante de disseminação do conhecimento científico, que desenvolve nas crianças habilidades essenciais para compreender, explorar e se envolver com o mundo da Ciência. O aprendizado instiga a curiosidade e leva a criança a fazer perguntas, observar, experimentar e comunicar descobertas de forma clara.

“O letramento científico no Ensino Fundamental não se concentra apenas em transmitir fatos científicos, mas em cultivar um pensamento crítico, incentivando os alunos a entender o método científico, a evidência empírica e a importância da Ciência na resolução de problemas cotidianos e no contexto mais amplo do mundo natural”, declara Ruben Delgado. Assim, contribui para preparar as crianças para serem cidadãos informados e participativos em uma sociedade cada vez mais voltada para a Ciência e a Tecnologia.

Sobre o Instituto do Sono

O Instituto do Sono é um centro de referência mundial em pesquisa, diagnóstico e tratamento em distúrbios de sono. Fundado em 1992 pelo Professor Sergio Tufik, é formado atualmente por mais de 100 colaboradores, entre eles médicos de diversas especialidades, técnicos, psicólogos, biólogos, biomédicos, dentistas, assistentes sociais, enfermeiras, fisioterapeutas, educadores físicos e pesquisadores. Além do atendimento à população, conta com uma área de educação continuada que já capacitou mais de 4.000 profissionais de saúde. www.institutodosono.com

O Instituto do Sono faz parte da AFIP (Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa), uma instituição privada, sem fins lucrativos e filantrópica, fundada por profissionais da área da saúde, professores universitários e pesquisadores há mais de 40 anos. Seu objetivo é fornecer suporte financeiro para atividades de docência, pesquisa científica e atendimento médico à população. www.afip.com.br

Sobre a Softex

Com sede em Brasília, a Softex atua há 25 anos na concepção e na gestão de programas de impacto internacional e coordena o Sistema Softex, composto por 21 agentes regionais distribuídos por 13 estados brasileiros e no Distrito Federal. A entidade possui 22 ICTs credenciadas e 19 aceleradoras parceiras e beneficia cerca de 6 mil startups e mais de 6 mil empresas. A Softex trabalha em articulação com a iniciativa privada e com os governos nas esferas federal, estadual e municipal, centros acadêmicos e instituições de fomento.

Nessas mais de 2 décadas de atividades, se consolidou como a principal instituição brasileira capaz de conectar atores das 3 esferas – Governo, Academia e Setor Privado – para impulsionar o desenvolvimento do Brasil por meio da inovação e da Transformação Digital.  Para evoluir ao longo de todos estes anos, a Softex se reinventa constantemente, um esforço que se traduz em uma série de conquistas envolvendo iniciativas de apoio, desenvolvimento, promoção e fomento. Em seu portfólio de execução estão, entre outros, os programas StartUp Brasil, Inova Maranhão, TechD, Brasil Mais TI, Conexão Startup Brasil, Brasil IT+ e MPS.BR.  Para mais informações acesse www.softex.br. Siga a entidade no LinkedIn e Facebook