O certificado atesta que a instituição segue os rigorosos padrões internacionais de segurança para a assistência ao paciente

O Vera Cruz Centro Médico São Camilo entra no novo ano com uma grande conquista: acaba de se tornar a primeira instituição de saúde de Indaiatuba a conquistar a certificação ONA (Organização Nacional de Acreditação), órgão nacional com reconhecimento internacional em padrões de segurança e qualidade dos serviços em saúde.

“É uma evidência do nosso compromisso com a excelência e aos padrões similares aos internacionais, melhoria da gestão de processos, empenho na redução de riscos de eventos adversos e símbolo de confiança dos pacientes, colaboradores e parceiros. Um diferencial positivo que contribui para a boa reputação do nosso hospital”, destaca Maria Cristina Gomes Oliveira, gerente da unidade, responsável por processos assistenciais e governança.

Para os usuários do hospital, a certificação, na prática, representa uma série de benefícios. “É a atenção especial à segurança do paciente, adotando práticas para reduzir qualquer tipo de risco; o cumprimento rigoroso de padrões de qualidade em acordo com as melhores práticas no setor de saúde; o compromisso com a cultura de melhoria contínua, beneficiando diretamente o paciente; transparência e confiança na gestão hospitalar, o que gera mais tranquilidade ao buscar assistência médica na instituição; e o respeito aos direitos dos pacientes, garantindo ainda mais dignidade e uma experiência mais humanizada”, destaca a gerente.

A certificação não é meramente um título, mas, sim, o começo de uma jornada, e exige o engajamento de 100% dos envolvidos. “Ao dar o primeiro passo, assumimos o compromisso de elevar os níveis de serviços em saúde que prestamos na região aos mais altos patamares, a exemplo de outras unidades que integram o grupo Vera Cruz e que já alcançaram o nível máximo de excelência da Acreditação ONA. A metodologia para essa conquista inclui uma avaliação sistêmica, que olha os processos, a governança, a estrutura, gestão de pessoas, serviços de apoio e todos os demais, com foco em ter menos desperdício, mais eficiência e satisfação de todos os stakeholders. Ou seja, todos saem ganhando”, destaca Claudia Matias, gerente de qualidade do HUB Campinas – Grupo Vera Cruz, do qual o hospital faz parte.

E para garantir a manutenção do nível alcançado com a certificação, a avaliação é contínua. O título é válido por dois anos, mas a cada oito meses o hospital é revisitado por uma comissão técnica e deve apresentar ciclos de melhorias em todas as áreas, aprimorando-se constantemente.

A gerente de qualidade explica que a meta de alcançar a certificação nasceu do excelente trabalho prestado pela unidade durante o período mais crítico da pandemia de Covid-19. “Notamos o alto desempenho da instituição e, em 2022, ao definirmos o planejamento estratégico de 2023, decidimos evoluir ainda mais o serviço, sendo reconhecido por um órgão independente, referenciado nacionalmente e certificado internacionalmente, como a ONA”, explica Claudia.

Desafios

Definida a meta, em um ano foram superados diversos desafios. A gerente da unidade relembra os principais. “Implantar novos processos e revisitar outros, engajar as equipes, viabilizar treinamentos, mudar a cultura, estabelecer fluxo de comunicação, estabelecer a cultura da melhoria contínua e manter as equipes sensibilizadas na importância da conquista, isso no âmbito profissional, de parceiros e terceiros, foram alguns dos principais desafios que vivenciamos”, diz Maria Cristina.

O legado é permanente. “Fortaleceu-nos e sedimentou todos os processos já existentes com foco em segurança e bem-estar de todos os envolvidos. Isso evidencia a qualidade das equipes multiprofissionais que aqui estão, possibilitando pensar em novos desafios, como a conquista de novos patamares da Acreditação ONA”, adiciona.

A gerente de qualidade da HUB Campinas, destaca que a certificação é o pontapé inicial de uma série de melhorias ainda por vir. “É um desafio bom, que vem ao encontro da missão do Grupo Vera Cruz, que é a busca da excelência. A conquista vem em um momento oportuno, uma vez que a instituição está prestes a iniciar o seu atendimento na área de oncologia, previsto para o primeiro semestre deste ano, dentre outras novidades”, conclui.

Organização Nacional de Acreditação

A ONA (Organização Nacional de Acreditação) é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos, reconhecida pelo Ministério da Saúde, que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente e nas boas práticas do serviço hospitalar. A Acreditação da ONA tem caráter eminentemente educativo, voltado para a melhoria contínua, sem finalidade de fiscalização ou controle oficial/governamental, e sua metodologia é reconhecida internacionalmente pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Vera Cruz Centro Médico São Camilo, em Indaiatuba, conquistou a certificação ONA(Foto: Matheus Campos)