As mulheres representam 85% da força de trabalho no país

Dia 12 de maio é celebrado o Dia Internacional da Enfermagem. O profissional assume um papel cada vez importante no que se refere à identificação das necessidades de cuidado da população, bem como na promoção e proteção da saúde dos indivíduos em suas diferentes dimensões.

A data é comemorada mundialmente desde 1965, porém, só foi estabelecida oficialmente em 1974 pelo Conselho Internacional de Enfermeiros, em homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, considerada a “mãe” da enfermagem moderna.

Para a enfermeira, sócia fundadora e Diretora de Novos Negócios no IBSP — Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente, Karina Pires, a profissão é essencial no sistema de saúde. “Dentro dos hospitais e clínicas, os profissionais de enfermagem estão presentes durante toda a jornada do paciente, desde o momento da entrada até o de alta, além de serem a ponte de comunicação entre outros membros da equipe multidisciplinar”, afirma. Mas engana-se quem acredita que o papel do enfermeiro seja apenas este, Karina traz quatro curiosidades da profissão.

Além do hospital, em que locais o enfermeiro pode encontrar trabalho?

Tendo o cuidado ao paciente como foco principal, o profissional de enfermagem consegue transitar pelos diferentes campos de conhecimento, tanto no sentido de assistir e coordenar as práticas de cuidado, quanto na prevenção, promoção e proteção a saúde dos pacientes, famílias e comunidades.

O profissional pode atuar na saúde coletiva, tanto no espaço domiciliar quanto no espaço comunitário ou nos centros de saúde comunitários, podendo atuar de forma autônoma, seja através da educação em saúde, áreas assistenciais, administrativas, gestão, inovação e tecnologia, e na reabilitação da saúde dos indivíduos.

A profissão é realmente dominada por mulheres até hoje? Por quê?

Sim, segundo pesquisa do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) as mulheres representam 85% da força de trabalho da área no país. Acredito que isso se deve ao fato de a enfermagem ser uma área de atuação historicamente construída e desempenhada por mulheres, como mostra até a comemoração da data, que é em homenagem a uma mulher, Florence Nightingale. Na época, o trabalho das mulheres era direcionado, em sua grande maioria, ao cuidado, desde os cuidados com a família, marido, filhos e em casa, até ao cuidado com o outro, como na enfermagem. Hoje temos um contexto totalmente diferente, com a diversidade de gêneros estamos evoluindo para uma transformação, e vejo que as pessoas estão cada vez mais interessadas na área da enfermagem por ser um local onde podem atuar em diversas frentes e no cuidado e apoio ao paciente.

Há especialização dentro da especialidade do profissional da enfermagem?

Sim, muita gente não tem conhecimento disso, mas só para ter uma ideia, hoje temos 60 especialidades de enfermagem divididas em três grandes áreas de atuação: área I: Saúde Coletiva, Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde do Adulto (Saúde do Homem e Saúde da Mulher, Saúde do Idoso e Urgências e Emergências); área II: Gestão e área III: Ensino e pesquisa. Trazendo o meu caso como exemplo, sou especialista em cuidados intensivos e na qualidade e segurança do paciente. Além dessas áreas, temos uma que se destacou desde o início da pandemia, a de cuidados renais, devido ao grande número de pacientes que tiveram complicações agudas devido à COVID-19. Muitos destes pacientes tiveram que fazer tratamento com hemodiálise e diálise peritoneal, e os profissionais da enfermagem precisaram se especializar para poder prestar cuidados aos pacientes renais, como no auxílio e manejo dos equipamentos. Outra área que se destacou foi a tele enfermagem, que veio de encontro ao acompanhamento remoto dos pacientes, conseguimos com ela ter o controle dos sinais vitais, do uso de medicamentos e no auxílio a prevenção e proteção destes pacientes, bem como nos pacientes com doenças crônicas e os oncológicos, que precisam de um acompanhamento mais urgente.

Quais recursos auxiliam no dia a dia do trabalho da enfermagem?

A tecnologia é algo que vem revolucionando cada dia mais o setor de saúde e a enfermagem é uma área com influência direta, visto que o uso da tecnologia proporciona diversos benefícios e avanços não apenas para o segmento em si, mas para a área da saúde na totalidade. Entre os principais recursos estão o de otimização de processos e aprimoramentos das rotinas clínicas hospitalares, proporcionando ganho de tempo e de rendimento, e dos equipamentos cada vez mais avançados no tratamento, atendimento e diagnóstico do paciente.

Hoje seria quase que impossível imaginar a enfermagem atuando com tanta eficiência sem o apoio de recursos tecnológicos, que nos auxiliam no suporte e no atendimento dos pacientes, tornando-o muito mais completo, preciso, seguro e humanizado.