Parada Cardiorrespiratória (PCR) é uma das mais importantes emergências médicas, já que a sobrevida está ligada ao tempo e qualidade do atendimento. Exige atuação ágil pela equipe de saúde. O Hospital Unimed Gov. Valadares é ciente que seus profissionais devam prestar rápido socorro na linha de frente. Por isso, a importância do treinamento “PCR”, iniciado pela Médica Cardiologista Drª. Ana Carolina Mourão, em 21 de janeiro, com os Enfermeiros da unidade hospitalar.

A capacitação “Assistência ao Paciente em Parada Cardiorrespiratória” também foi ministrada pela Enfermeira Valéria Santos. A ação se encerrou na sexta-feira, 22 de janeiro com 70 Enfermeiros capacitados.

O momento teve o apoio dos setores de Educação Continuada e Gerência Assistencial do Hospital Unimed. Foram abordadas as Diretrizes de Reanimação Cardiopulmonar (RCP) da American Heart Association (AHA) e protocolos de Suporte Avançado de Vida (SAV).

Não são todas as instituições que se preocupam em capacitar seus colaboradores. Ótima iniciativa do Hospital Unimed. Parada Cardiorrespiratória é uma intercorrência que pode ocorrer em qualquer setor, e não somente no Pronto-Socorro, ou, na UTI. Ninguém está livre. Por isso, a importância da capacitação do profissional, aprendendo questões novas e atualizações nos protocolos”, disse a Enfermeira Isabela de Oliveira.

A Cardiologista Drª. Ana Carolina frisou que diante da urgência na assistência ao paciente em Parada Cardiorrespiratória é necessária a aptidão de toda a equipe. “É muito importante que médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, equipe multidisciplinar, fisioterapeutas, e todos estejam aptos para esse atendimento ao paciente, de forma prioritária, porque é uma emergência. A melhor forma de priorizar a busca de excelência no atendimento e alinhar a conduta diante da equipe é treinar”.

Drª Ana Carolina atualizou a equipe de Enfermagem sobre os cuidados ao paciente em Parada Cardiorrespiratória