Além da preparação de dietas e cardápios, especialistas do segmento têm papel fundamental na indústria alimentícia

Desde 1949, no dia 31 de agosto, é comemorado o Dia do Nutricionista. Criada pela Associação Brasileira do Nutricionistas, a data é uma homenagem a esses profissionais tão importantes para a qualidade de vida e saúde dos seres humanos.

De acordo com o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), existem no Brasil cerca de 132 mil profissionais, que podem atuar nos mais diversos segmentos do mercado, desde hospitais e escolas a clínicas particulares e ginásios esportivos.

“Dentre as nossas diversas funções, somos responsáveis por planejar programas de alimentação para as pessoas, além de preparar dietas específicas visando auxiliar no bom funcionamento do corpo, junto ao bem-estar”, comenta Jessica Santos, nutricionista da Superbom.

Ainda nesta linha de pensamento, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que quase 60% da população brasileira está acima do peso ideal. “Cabe a um nutricionista avaliar o organismo do indivíduo e todas as suas necessidades calóricas diárias e, a partir disso, definir uma dieta personalizada de acordo com as demandas nutricionais de cada um. Indicamos formas mais adequadas de se consumir alimentos saudáveis, avaliando os hábitos alimentares e identificando certos alimentos que precisam ser eliminados da dieta, os substituindo por alternativas mais saudáveis”, ressalta Jessica.

No entanto, a profissão não se restringe apenas à reeducação alimentar, sendo fundamental nas atividades do âmbito da indústria alimentícia. “O nutricionista garante que o melhor produto chegue até o consumidor, realizando projetos de desenvolvimento e assegurando sua melhor qualidade. O profissional é responsável também pelo o processamento de produtos industrializados e pode, até mesmo, auxiliar na área do marketing”, acrescenta David Oliveira, Diretor de Marketing da empresa.

Em tempos em que a preocupação com a saúde e bem-estar é uma pauta em alta, é crescente o número de opções disponíveis no mercado que atendam à essa demanda, como é o caso dos produtos da Superbom . “Por trás de todos os produtos diet, light, sem glúten, sem lactose, zero açúcar, com baixo colesterol ou gordura, existe um nutricionista. Somos os responsáveis pelo estudo destes produtos, visando sempre proporcionar aos consumidores alimentos de qualidade e nutricionalmente benéficos ao corpo humano”, finaliza Jessica.