A plataforma de inteligência artificial para diagnóstico da Covid-19 foi a vencedora da categoria Inovação em Medicina Diagnóstica

A plataforma RadVid – 19 de inteligência artificial que ajuda a diagnosticar pacientes com Covid-19, desenvolvida pelo Instituto de Radiologia (InRad) da USP, e pelo InovaHC – braço de inovação e tecnologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), foi a vencedora na categoria Inovação em Medicina Diagnóstica do Prêmio Abril & Dasa de Inovação Médica na noite de ontem (9).

O projeto, que foi concebido em um tempo recorde, 30 dias, foi criado para contribuir com profissionais da saúde no diagnóstico e tratamento da Covid-19. A ferramenta, que está disponível gratuitamente para médicos e instituições de saúde de todo o Brasil, realiza a leitura de raios-x e tomografias computadorizadas, e indica a probabilidade de a pessoa estar ou não infectada pela doença.

“Receber pela segunda vez consecutiva o prêmio Prêmio Abril/Dasa de Inovação reflete o esforço de todos que atuam no InovaHC para desenvolver soluções que possam melhorar o acesso à saúde e reduzir as desigualdades no país. A utilização da Inteligência Artificial e de tecnologia irão ajudar nesta transformação e serão instrumentos essenciais na medicina moderna”, diz Giovanni Cerri, presidente do Conselho do Instituto de Radiologia (InRad) do Hospital das Clínicas.

A solução, rápida e simples, acontece via identificação de padrões comuns da doença nos exames de imagem. A ferramenta mostra também o grau de comprometimento pulmonar e, assim, cria um grande banco de dados, que pode auxiliar médicos a definir conduta e possível tratamento mesmo antes do resultado de outros tipos testes.