A iniciativa é parte do projeto TeleUTI da instituição e visa capacitar profissionais da saúde no combate ao Coronavírus

MedRoom, startup de treinamentos em saúde com Realidade Virtual, atua em mais de 20 instituições brasileiras e no exterior levando uma experiência realista dentro das telas sobre a anatomia e fisiologia humana.

Dentro do contexto atual, em que o combate ao Coronavírus é a prioridade na saúde nacional, o InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP) e sua entidade de apoio, a Fundação Zerbini, através de seu núcleo de inovação – InovaInCor – fecharam uma parceria com a MedRoom para que sua tecnologia seja implementada no treinamento de profissionais em UTIs públicas do Estado de São Paulo com o uso da realidade virtual como parte da iniciativa TeleUTI.

O projeto TeleUTI é realizado pela Divisão de Pneumologia e UTI Respiratória do InCor. O programa utiliza a telemedicina para a capacitação e treinamento no manejo do paciente a partir de um protocolo de procedimentos que foi validado pelas principais universidades tanto do estado de SP, quanto federal (USP, Unicamp, UNESP e Unifesp) e pela Secretaria estadual de Saúde.

“Ao longo dos meses de fevereiro e março, o InCor em conjunto com o Núcleo de Inovação (Inova InCor) e a Secretária de Saúde desenvolveram protocolos de atendimento que vão desde a lavagem correta das mãos e higienização, até a aplicação de protocolo para a correta execução de ventilação mecânica, amplamente discutido com colegas médicos de diferentes universidade e instituições, e até em países como Itália e China”, acrescenta o Dr. Carlos Carvalho, médico pneumologista e coordenador da TeleUTI.

O programa funciona a partir de um posto de telemedicina instalado dentro do InCor, com uma equipe de especialistas intensivistas, interligado à rede estadual de hospitais, apoiando as equipes médicas das UTIs de 9 hospitais. Após dois meses de sua implantação, o TeleUTI já realizou um total de 1.065 atendimentos a 207 pacientes em tratamento de Covid-10 internados nos hospitais da rede estadual de saúde.

Por um aplicativo em seus celulares, as equipes dessas unidades contarão com a plataforma da MedRoom para que sejam treinados virtualmente no Protocolo de manejo dos pacientes com Covid-19 com o máximo de realismo e velocidade possíveis para seguirem no combate ao vírus.

Sobre a MedRoom

A MedRoom foi uma das startups incubadas do Eretz.bio, centro de inovação e empreendedorismo do Hospital Albert Einstein, e hoje está presente em 12 instituições de ensino brasileiras, 6 mexicanas e 2 paraguaias.

MedRoom aplica a imersão da tecnologia de realidade virtual (VR, do inglês virtual reality), junto a estratégias de gamificação para criar experiências destinadas a educação e a treinamentos na área da saúde. Por meio de um laboratório de anatomia virtual, disponível também via app, o usuário pode analisar profundamente a anatomia e a fisiologia do corpo humano, visualizando cada órgão ou estrutura para entender as correlações entre eles e acompanhar as aulas disponibilizadas por professores ou instituições.

Acessehttp:// www.medroom.com.br e saiba mais.

Sobre o Instituto do Coração (InCor)

Fundado em 10 de janeiro de 1977, o InCor é um dos institutos que compõem o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Em seus mais de 40 anos, o Instituto se tornou um dos maiores centros em cardiologia e pneumologia do mundo em volume de atendimento e em número de subespecialidades dessas áreas da medicina reunidas em um único centro de atendimento, ensino e pesquisa. É também o centro que mais forma profissionais médicos e multiprofissionais e o maior publicador científico em sua área de atuação no Brasil e na América Latina. O Instituto ocupa a 7º posição entre os centros que mais fazem transplante de coração no mundo e é o número 1ª do Brasil em transplantes cardiopediátricos e de pulmão, assim como em cirurgias cardiopediátricas e de congênitos.

Acessehttp://www.incor.usp.br e saiba mais.

Sobre a Fundação Zerbini

Entidade criada em 1978 para apoiar financeiramente o Instituto do Coração, a Fundação Zerbini é responsável por captar, gerenciar e investir na estrutura do próprio InCor doações de empresas e pessoas físicas e também os recursos advindos da prestação de serviços do Instituto na assistência, ensino e pesquisa em cardiologia e pneumologia. Caracterizada como instituição de direito privado e de utilidade pública, filantrópica, beneficente e sem fins lucrativos, a Fundação Zerbini não possui acionistas ou cotistas.

Acesse http://www.fz.org.br e saiba mais.

Sobre o InovaInCor

Criado pela Fundação Zerbini em conjunto com o Instituto do Coração, o Núcleo de Projetos de Inovação do InCor faz parte da estrutura de gestão do processo inovação do Hospital das Clínicas da FMUSP, centralizada no InovaHC. Seu propósito é promover a sinergia entre pesquisadores, empresas, institutos de fomento e governo, acelerando também a captação de recursos humanos, financeiros e tecnológicos voltados para a geração de soluções na área das ciências da vida – life sciences, principalmente relacionadas às necessidades cardiovascular e respiratória, de maneira a promover o bem-estar social e humano.

Acesse http://www.fz.org.br/inovaincor/ e saiba mais.