A sigla RCP (Responsabilidade Civil Profissional) pode até ser desconhecido para alguns, mas para quem já teve ou possui essa proteção, provavelmente, já se deparou com esse nome em algum momento da vigência da apólice. E entender o seguro de responsabilidade civil é mais simples do que você imagina. Olha só:

O conceito RCP, está presente no dia a dia de muitas pessoas, principalmente quando falamos em profissionais liberais na área da saúde. Além do mais, é uma questão que não pode ser ignorada pelos profissionais que buscam proteção na sua carreira. Esse tipo de solução pode ser usado em diversas situações. Como por exemplo, imagine que algum procedimento invasivo ou não, não tenha saído conforme o esperado, e neste acontecimento houve danos a terceiros. 

Com a cobertura do seguro de Responsabilidade Civil Profissional você tem como principal vantagem, a proteção imediata com indenização para terceiros e proteção jurídica para que haja acordos judiciais e não condenações, essa proteção custeia todos os gastos necessários que forem decorrentes ao dano sofrido sofrido pelo segurado, envolvendo terceiros.

O Seguro de RCP tem como objetivo garantir a indenização ao segurado que realizou a contratação do produto. Essa indenização é, basicamente, por danos que não foram intencionais, corporais ou materiais causados a terceiros. Sendo assim, o seguro de RCP garante  a proteção financeira em decorrência de sinistros que envolvam outras pessoas, no caso. 

As ações judiciais por erro médico que buscam indenização podem abranger pedido de pagamento por danos morais, ressarcimento de valores gastos com a execução do procedimento, dano estético e indenização pelos gastos que o paciente teve em razão do erro. Todo ano, dos 19,4 milhões de pessoas tratadas em hospitais no Brasil, 1,3 milhões sofrem pelo menos um efeito colateral causado por imprudência ou erro médico durante qualquer tipo de tratamento. 

A situação de processos judiciais por erro médico também sofreu aumento significativo no estado de Goiás. Somente no CREMEGO, tramita atualmente 500 sindicâncias e quase 200 processos ético-profissionais, e, no Tribunal de Justiça de Goiás, a média de novos processos é de 7.500 por 100.000 habitantes. Diante disso, cabe ao profissional da saúde se precaver, tomar todas as medidas cabíveis e necessárias para se prevenir de futuros prejuízos, que possam ser caros à medida da extensão dos erros.

No entanto, o seguro de Responsabilidade Civil Profissional pode estar presente em diversas categorias, como por exemplo, o seguro de Acidentes Pessoais, onde o segurado possui uma cobertura, caso algum acidente inesperado venha a acontecer e o impeça de exercer sua profissão, mantendo a renda da sua família com mais tranquilidade.

Contratar um seguro de Responsabilidade Civil Profissional é importante, pois é ele quem vai resguardar as pessoas de situações imprevisíveis. Além disso, mantém os profissionais liberais preparados para prestar a assistência adequada aos que sofreram com os danos causados pelo segurado, mesmo que de forma indireta. Por estes e outros diversos motivos que estar amparado com a proteção ideal pode trazer inúmeros benefícios e mais tranquilidade no dia a dia do segurado.

Ficou com alguma dúvida sobre este tema? Entre em contato com o especialista Ricardo Fernandes – (11) 974442182